Preparando-se para a Copa do Mundo de 2022? Então confira essa sugestão de roteiro para conhecer o Qatar e ter lembranças inesquecíveis.
Thaís Garcez | 14 de Dezembro de 2019 às 12:00
Localizado no Oriente Médio, o Qatar tem tudo para surpreender positivamente seus visitantes. A capital, Doha, não deixa nada a dever para os grandes centros urbanos dos países europeus. Os prédios altíssimos e a arquitetura moderna convivem em harmonia com as construções históricas e a cultura islâmica. Além disso, contornando a cidade, as águas da baía de Doha (o Golfo Pérsico) dão um toque especial à paisagem. Com certeza, um oásis para os olhos!
Para visitar todas essas belezas não é preciso visto. Porém, é necessário que o seu passaporte tenha no mínimo 6 meses para o vencimento, e que você tenha em mãos as passagens de ida e volta. A estadia pode ser de no máximo 30 dias no país. Vale informar que, de acordo com as leis do islamismo, homens e mulheres que não sejam legalmente casados não podem ocupar o mesmo quarto de hotel. Portanto, se for o caso, estejam preparados para reservar dois quartos para a sua estadia.
Se você já está de malas prontas para assistir à semifinal do mundial de clubes no Estádio Internacional Khalifa – ou se preparando para a Copa de 2022 -, aproveite para conhecer outros pontos turísticos também. Selecionamos os melhores lugares para visitar, passeios e informações importantes que você precisa saber. Afinal, o mundo árabe tem suas restrições e costumes, e é preciso estar atento para não ter problemas! Então, anote nossas dicas e tenha boas experiências no Qatar.
Se essa for a sua primeira viagem internacional, confira algumas orientações importantes!
Para informações mais detalhadas sobre o país, acesse: https://www.visitqatar.qa/
Por Thaís Garcez
Às margens da Baía de Doha, e proporcionando uma vista espetacular do Museu de Arte de Islâmica, fica o Corniche, um calçadão arborizado de 7 quilômetros que você pode percorrer a pé ou de bicicleta. Vale a pena tirar um tempo da viagem para curtir esse visual. Mas, atenção! Mesmo no outono/inverno, as temperaturas em Doha são altas. Então, tome os cuidados necessários: use protetor solar e carregue sempre uma garrafa com água.
Construído em uma ilha artificial no golfo pérsico, com acesso por meio do Corniche, o Museu de Arte Islâmica é um prédio moderno (projetado por I.M. Pei, arquiteto que desenhou também a pirâmide do Louvre) que reúne obras superimportantes sobre a história do islã. O acervo conta com peças do Oriente Médio, mas também de outros países islâmicos, como a Nigéria, por exemplo. Para saber sobre os horários, serviços, valores e a vestimenta adequada, acesse: http://www.mia.org.qa/en/
Se você deseja mergulhar na cultura do Qatar, não deixe de incluir no roteiro um passeio pelo Katara (primeiro nome dado ao país). Nesse espaço, encontram-se museus, galerias de arte, teatros, salas de espetáculos e também uma mesquita. Além disso, você encontrará os melhores restaurantes e cafés para repor as energias. Todos as informações necessárias sobre esse complexo cultural você encontra em: http://www.katara.net/en/
Praticamente todas as grandes cidades têm um mercado popular, e em Doha não seria diferente. Para pechinchar (obrigatório!) pelo souvenir que você tanto quer, vá ao mercado Souq Waqif. Lá é possível comprar também temperos, frutas, perfumes e roupas tradicionais da região. Reserve algumas horas para percorrer os diversos corredores do mercado e conseguir sair satisfeito!
Mas se o seu objetivo é fazer compras mais caras, o lugar ideal é o Pearl-Qatar. Conhecida como Riviera Árabe, a ilha artificial construída na West Bay reúne os mais luxuosos prédios e as lojas de marca de luxo mais conhecidas no mundo todo. Sem dúvida é um passeio para quem não precisa se preocupar com o orçamento da viagem!
Cerca de 100 quilômetros de distância de Doha fica o Al Zubarah, sítio arqueológico considerado patrimônio mundial pela Unesco. Lá você encontrará um forte e as ruínas de um vilarejo que mantinha sua economia por meio da pesca e do comércio de pérolas, nos séculos XVIII e XIX. Se você tem um perfil mais aventureiro, alugue um carro (é preciso ter CNH internacional) e faça essa visita. Mais informações em: https://www.qm.org.qa/en
Onde as areias do deserto encontram o mar. Esse lugar mágico fica a 60 quilômetros de Doha, no município de Al Wakrah. Para chegar lá é recomendado contratar o passeio com uma agência de turismo que já tenha experiência, pois o trajeto é feito pelas dunas. Nadar nas águas do Golfo Pérsico é liberado, mas mulheres devem usar o traje de banho permitido no país. Portanto, nada de biquínis ou maiôs! Mas apreciar a vista da Arábia Saudita ao fundo está incluso no pacote.
Próximo ao Corniche, o Fanar é uma organização cultural de Doha que possui uma arquitetura única. Facilmente identificado pelo imponente minarete, o Centro Cultural contém uma biblioteca, salas de estudo e uma mesquita, na qual a entrada de turistas é permitida. À noite, sua iluminação espetacular permite que seja identificada à distância. Vale a foto!
O edifício moderno da Biblioteca Nacional do Qatar guarda livros raros e muita cultura. Além de poder conhecer o acervo, os visitantes estão convidados a apreciar algumas relíquias em exposição e desfrutar de concertos eventos culturais que acontecem durante o ano todo. Para saber mais sobre a programação e valores, entre no site: https://www.qnl.qa/en
A maior mesquita do país é visita obrigatória em Doha. Com mais 90 cúpulas e 17 portões de acesso, o templo reúne lindos vitrais e amplos espaços para as orações. Mulheres que forem visitar devem usar o abaya (traje muçulmano). Homens também precisam estar atentos à vestimenta, quanto mais cobertos melhor! Não é permitido entrar com câmeras fotográficas, mas tirar fotos com o celular está liberado. O local também possui uma biblioteca aberta para a visitação.
Construído no local do antigo Palácio do Governo e residência da família real, o Museu Nacional do Qatar é diferente de tudo o que você possa ter visto. Com uma arquitetura futurista, o edifício comporta 11 galerias que podem ser ocupadas por diversas atividades culturais. Suas exposições contam a história do Qatar e das sucessões ao trono. Além disso, possui um pátio para eventos ao ar livre. O projeto arquitetônico tem inspiração na rosa-do-deserto, flor que nasce da cristalização de minerais no Golfo Pérsico. É sem dúvida uma obra admirável. Veja mais detalhes no link: https://nmoq.org.qa/]]