Não há motivo para desespero, existem representantes que podem te ajudar se você perder o passaporte! Veja as orientações.
A atriz Paolla Oliveira passou um perrengue que quase a fez ser deportada da França no último domingo (22). Ela que foi a Paris para um trabalho com a marca Jean Paul Gaultier, acabou perdendo o passaporte e contou sobre a situação em seu perfil no Instagram.
Felizmente, Paolla Oliveira conseguiu resolver o problema e passou pela imigração, mas e você, sabe o que precisa fazer nesse contexto? Caso a resposta seja não, veja as informações logo a seguir!
Você também pode gostar:
Veja o que fazer se perder o passaporte
Apesar da situação desagradável, Paolla Oliveira não precisou perder a viagem, provando que é possível resolver o problema e que não há necessidade de desespero! Confira a publicação da atriz.
Bem, existem algumas medidas que você pode tomar se acontecer o mesmo com você!
Se perder ainda no Brasil
Segundo a Polícia Federal, em caso de furto ou roubo em território nacional, a pessoa deve registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Assim, esse boletim deve ser apresentado na solicitação de um novo passaporte para que não seja cobrada outra taxa.
Já em caso de perda, não há necessidade do boletim de ocorrência, mas o titular deve preencher um Comunicado de Ocorrência e entregar em um local de emissão de passaporte, de forma a comunicar a perda.
Se perder no exterior
No caso de perda, roubo ou furto em território fora do Brasil, a recomendação da Polícia Federal é que procure a representação brasileira daquele país, ou seja, um consulado ou embaixada. Confira as informações sobre os representantes.
Se não for possível emitir um novo passaporte, o titular receberá uma Autorização de Retorno da entidade representante, permitindo que ele volte ao Brasil. Nesse caso, é necessário provar a nacionalidade e a data de retorno e o documento só pode ser usado uma vez.
Lembre-se de tomar muito cuidado para evitar problemas, e confira também o que fazer se seu vôo for cancelado.