É importante ter atenção e tomar alguns cuidados para preservar sua segurança.
O caso da babá que encontrou uma câmera escondida no quarto em que dormia ganhou bastante repercussão e acendeu um alerta para a segurança em hospedagens. De forma geral, os especialistas recomendam que as pessoas mantenham a calma e não fiquem paranóicas.
Ainda assim, a captação de imagens sem autorização pode configurar um crime. Então, saiba o que você pode fazer se passar por uma situação como essa.
Leia também:
Orientações para caso encontre uma câmera escondida
Se você verificar um ambiente em que ficará hospedado e encontrar uma câmera escondida, o primeiro passo a tomar é registrar o objeto. Tire fotos e grave vídeos, mostrando sua localização e como o dispositivo está escondido. Evite desmontar ou danificar a câmera, pois isso poderia prejudicar as evidências. Nesse caso, se sentir segurança, você pode desconectar o aparelho ou tapar a lente.
Em seguida, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, mostrando as evidências coletadas e explicando toda a situação. Se você achar necessário, informe também o hotel ou outro serviço de hospedagem sobre o ocorrido. Por fim, registre também uma denúncia ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e consulte um advogado, para que ele possa te orientar especificamente para o seu caso e entrar com uma ação para punir os responsáveis pela violação de privacidade.
De acordo com o site Consultor Jurídico, registrar momentos íntimos sem autorização, por exemplo, é um crime passível de detenção de 6 meses a um ano e multa. No caso de acusações adicionais, como por chantagem ou difamação, torna-se mais grave.
Você também pode gostar: 5 destinos românticos para lua de mel no Brasil