Esse destino macabro está entre os locais turísticos mais bizarros do México e promete agradar os amantes de terror.
Thyago Soares | 19 de Maio de 2025 às 10:47
Um dos locais mais enigmáticos e macabros do México, a ‘Isla de las Muñecas’, ou simplesmente ‘Ilha das Bonecas’, chama a atenção de turistas e curiosos do mundo todo. Situada nos canais de Xochimilco, nos arredores da Cidade do México, a ilha é coberta por centenas de bonecas penduradas em árvores, cercas e construções, criando uma paisagem digna de um filme de terror e se consagrando como um destino popular para viajantes que gostam do macabro.
É claro que esse local macabro acabou se tornando um destino turístico muito atrativo para pessoas que gostam de aventura, emoção e horror. Contudo, a Ilha das Bonecas é muito mais do que uma atração de horror, tendo se tornado uma espécie de santuário folclórico, onde a cultura popular mexicana, o misticismo e o luto se encontram.
Guias locais oferecem passeios de trajinera, uma embarcação típica mexicana, até o local, que continua preservado como Don Julián o deixou: bonecas cobertas de poeira, mofo e teias de aranha, olhos esbranquiçados e membros arrancados.
Alguns visitantes relatam ter vivido experiências estranhas na ilha, como terem se sentido observados, ter ouvido sussurros ou ver os olhos das bonecas se movendo. Embora essas histórias nunca tenham sido comprovadas, elas reforçam o clima sombrio e alimentam o fascínio popular pela ilha.
A história por trás da Ilha das Bonecas começa com Don Julián Santana Barrera, um morador local que, segundo relatos, decidiu viver isolado na ilha. A lenda conta que, na década de 1950, ele encontrou o corpo de uma menina que havia se afogado nas proximidades. Pouco tempo depois, uma boneca surgiu boiando nas águas e Don Julián acreditou que o objeto pertencia à criança. Como forma de homenageá-la e apaziguar seu espírito, ele pendurou a boneca em uma árvore.
Com o passar dos anos, Don Julián passou a coletar outras bonecas e a pendurar os brinquedos por toda a ilha. O homem supostamente acreditava que isso protegeria o local de espíritos malignos. Em uma reviravolta macabra no ano de 2001, o homem acabou sendo encontrado morto no mesmo local onde dizia ter visto a menina se afogar.
4 melhores destinos para casais em 2025
4 lugares turísticos da Turquia que viraram cenários de novelas
5 cidades baratas para viajar e conhecer nas próximas férias
Aurora boreal: veja 7 países onde é possível ver as "luzes coloridas" no céu