Festival de Parintins: conheça a festividade que a BBB Isabelle participa

Entenda mais detalhes sobre o Festival de Parintins, que a sister Isabelle Nogueira participa.

Luana Viard | 19 de Janeiro de 2024 às 16:30

Confira informações essenciais sobre o Festival de Parintins. - Reprodução / Secom

A sister do Big Brother Brasil 2024, Isabelle Nogueira, é dançarina e influenciadora digital. A manauara é conhecida principalmente por integrar a equipe do Boi Garantido e se apresentar como cunhã-poranga no Festival de Parintins. Suas falas e representatividade dentro do reality está gerando muita curiosidade em torno desse assunto.

O que é o Festival de Parintins? Qual é a função e importância da sister do BBB Isabelle no evento? Confira as principais informações sobre o festival e entenda a grandiosidade desse evento tão importante para a cultura do Brasil.

Festival de Parintins

O Festival de Parintins é o maior evento do folclore brasileiro, que celebra tanto a cultura nacional quanto os ícones regionais da Amazônia. Acontece anualmente na cidade de Parintins, no coração da Amazônia brasileira.

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

6 séries turcas que devem chegar à Netflix em 2025

Surgindo como uma representação dramática das lendas e mitos da região, a festividade é uma batalha entre dois bois-bumbás, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Cada boi conta uma história única, misturando tradição e criatividade contemporânea.

O evento teve sua primeira edição em 1965, segundo o governo estadual. A festa foi criada para contar a história do boi-bumbá. Chegar lá não é uma tarefa tão simples, a ilha pode ser acessada apenas através de barcos. A cidade está a 369 km de Manaus e o caminho do porto pelo Rio Amazonas chega a 18 horas, segundo informações divulgadas pelo Governo do Amazonas.

A batalha entre os bois

A festa apresenta uma batalha entre os bois Caprichoso e Garantido. A “briga” entre os bois-bumbás fala sobre o casal de trabalhadores de uma fazenda, conhecidos como Mãe Catirina e Pai Francisco. Catirina, que está grávida, tem o desejo de comer língua do boi mais bonito do lugar – então Francisco sacrifica o boi mais bonito do patrão para realizar o desejo da esposa grávida.

O patrão manda os empregados procurarem o animal e, quando ele é encontrado morto, chamam um pajé. O curandeiro indígena então faz um milagre que resulta na ressurreição do boi. Feliz com a volta do animal, o patrão perdoa o casal e realiza uma festa para comemorar.

Dinâmica da festa

Os bois se apresentam no Bumbódromo, que foi criado em 1988. Um grande espaço recebe as apresentações dos bois Caprichoso e Garantido durante as três noites, em uma estrutura que lembra a cabeça de um boi.

O festival ocorre ao longe de três noites, com a batalha entre os bois em todos os dias. Ou seja, em um dia o Caprichoso se apresenta e, em seguida, vem o Garantido. No outro, é ao contrário. A ordem de apresentação é definida por sorteio. 

As torcidas possuem alta rivalidade, inclusive normalmente não pronunciam o nome do adversário, se referem como boi contrário. Mas durante as apresentações as torcidas são divididas no meio, com cada boi de um lado. É obrigatório que a torcida faça silêncio durante a apresentação do boi rival.

Quais pontos são analisados na apresentação?

Os jurados analisam 21 itens das performances dos bois Caprichoso e Garantido. São avaliados:

Diferenças entre o Boi Garantido x Boi Caprichoso

O Boi Garantido tem as cores vermelha e branca, enquanto o Caprichoso tem as cores azul e branca. Caprichoso tem uma estrela na testa e Garantido, um coração.

O boi escolhido é mais sério do que futebol. A ilha é dividida entre azul e vermelho. Até as marcas mais comerciais do mundo entram nesse ritmo, a Coca-Cola, faz as latinhas do refrigerante na cor original, vermelha, mas também na cor azul.

Após 56 edições, o boi Garantido já recebeu 32 títulos e teve 31 vitórias. O Caprichoso recebeu 25 títulos, com 24 vitórias, sendo o campeão mais recente com o título em 2023. Caso ganhe em 2024, será a terceira vitória seguida do boi azul e branco. O único empate entre os bois ocorreu em 2000 – cada boi recebeu um título pelo empate.

A TV A Crítica possui um vídeo no youtube explicando mais detalhes sobre o festival, confira abaixo antes de entender o papel da sister no Festival de Parintins.

O que a Isabelle faz no Festival?

Durante as apresentações existem diversas figuras folclóricas da lenda aparecem. Tem a sinhazinha, o dono da fazenda que é amo do boi, etc. Uma dessas personagens é a cunhã-poranga – posição ocupada por Isabelle Nogueira no Boi Garantido.

Isabelle Nogueira possui um papel importante no Festival de Parintins.(Reprodução / Instagram)

 

Cunhã significa “moça”, enquanto poranga significa “bonita”. A cunhã-poranga é a indígena mais bonita da aldeia, além de ser representada como guerreira e guardiã. Durante a apresentação da cunhã-poranga, os jurados avaliam pontos como simpatia, desenvoltura, graça e incorporação. Eles então definem uma nota para a mulher que estiver representando a guerreira indígena que expressa sua força através da beleza em cada noite. 

Segundo Rivaldo Pereira, diretor de eventos do boi Garantido ao site CNN, “A cunhã-poranga do boi Garantido, assim como do Caprichoso, concorre todas as noites e ela tem que ter três nota 10 para ser a campeã do festival”, . “Isabelle Nogueira, a nossa cunhã-poranga, é uma das guerreiras mais lindas. Ela é a verdadeira representante dos povos originários da Amazônia.”

Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.

Compartilhe:
bbb Cunhã poranga festival de parintins caprichoso garantido parintins Isabelle Nogueira