Depois da pandemia, a Espanha ascendeu como um dos maiores destinos turísticos do mundo.
O continente europeu é um destino dos sonhos para muitas pessoas ao redor do mundo. Quem nunca se imaginou fazendo um piquenique na frente da Torre Eiffel, ou admirando as colunas milenares do Coliseu, visitando a London Eye e o Big Bang, amirando as lindas ruas de Amsterdã... e sim, conhecer os países ibéricos, tão influentes nas culturas das nações latino-americanas.
Em um cenário pós-pandêmico, depois de 2 anos trancafiados em casa, as pessoas estão doidas para vistar esses países centenares. E um dos maiores focos de visitas dos turistas é a Espanha, com cidades famosas mundialmente, como Barcelona e Madrid. Vamos entender então, como que esse país, que cabe dentro do Rio Grande do Sul, conseguirá ultrapassar a França em número de visitantes por ano.
Você também pode se interessar por:
O cenário turístico da Europa
Com sua combinação de charme, história e cultura, a França atualmente lidera a lista dos destinos turísticos mais populares no mundo. Um estudo da plataforma de inteligência em turismo GlobalData, do Reino Unido, divulgado na última semana de abril, revela que o país não só é o preferido dos visitantes estrangeiros, mas também é responsável por metade de todas as chegadas internacionais na Europa Ocidental.
A GlobalData projeta que 93,7 milhões de turistas estrangeiros visitarão a França em 2025. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a firma de consultoria e auditoria empresarial Deloitte estima que, até 2040, a Espanha deverá superar a França, tornando-se o principal destino do turismo internacional.
Por que a Espanha?
Atualmente, a Espanha ocupa a segunda posição entre os destinos turísticos mais visitados, mas deverá receber cerca de 110 milhões de turistas por ano em uma década e meia, superando a França (com 105 milhões) e os Estados Unidos (100 milhões). Atualmente, a França lidera com 90,9 milhões de turistas, seguida pela Espanha com 83,5 milhões e os EUA com 79,4 milhões.
A revista Condé Nast Traveller destacou a ascensão da Espanha como destino turístico devido a "uma média de 300 dias ensolarados por ano" e a movimentação de novos restaurantes, bares e hotéis.
A Espanha oferece uma cena gastronômica vibrante, com o bar Sips e o restaurante Disfrutar, ambos em Barcelona, eleitos os melhores do mundo em 2023. Madri também se destaca pelos mercados gastronômicos.
Em março de 2024, a Espanha recebeu 6,3 milhões de turistas internacionais, um aumento de 21% em relação a 2023, e quebrou seu recorde de gastos dos turistas, com quase 8,65 bilhões de euros, um aumento de 29,7%.
Fontes: Nossa UOL e MSN.
Gostou de conhecer mais a Espanha? Confira também: Estas são as cidades mais bonitas para visitar na Europa em 2024.