Dicas para economizar passagens aéreas em alta temporada

Saiba dicas simples e certeiras para economizar nas passagens aéreas e realizar a viagem dos seus sonhos sem gastar demais.

Thyago Soares | 30 de Junho de 2025 às 15:11

Economizar nas passagens pode fazer toda a diferença para o seu bolso. - Reprodução / Freepik

O período de férias está chegando e acaba sendo um momento no qual há uma grande procura por passagens aéreas, o que impacta diretamente nos preços. Porém, isso não significa que você precisa desembolsar muito dinheiro para embarcar para o seu destino dos sonhos, viu? Há algumas estratégias simples para comprar bilhetes aéreos com taxas acessíveis, mesmo em períodos de alta demanda.

8 dicas para economizar nas passagens aéreas

1. Compre com antecedência

As passagens aéreas costumam ficar mais caras conforme se aproxima a data do embarque, por isso, o planejamento é fundamental. Também vale ressaltar que não é recomendado comprar as suas passagens com antecedência excessiva, viu? A dica é monitorar os preços dentro do período de 74 a 21 dias antes da data preferida para viajar. Segundo estudo feito pela plataforma Cheap Air, esse é o período no qual as tarifas costumam ser mais baixas.

2. Use buscadores e alertas de preço

Há algumas ferramentas que podem auxiliar no processo de busca por passagens com os melhores preços, tais quais o Google Flights, Skyscanner, Kayak e MaxMilhas. Através do uso dessas plataformas, há como comparar valores de passagens aéreas em diversas companhias e datas.

RELACIONADAS

Como se comunicar na era digital da maneira certa

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

10 piadas curtas para você rir todos os dias

3. Seja flexível com datas e horários

Voar durante a semana, especialmente às terças e quartas-feiras, tende a ser mais barato! Voos noturnos ou com escalas também podem apresentar preços menores. Se puder evitar sair nas sextas à noite e voltar aos domingos, melhor ainda.

4. Considere aeroportos alternativos

Algumas cidades próximas do seu destino desejado podem possuir aeroportos com tarifas mais baixas. Por exemplo, voar para Campinas em vez de São Paulo, ou Confins em vez de Belo Horizonte, pode acabar fazendo a diferença e rendendo uma boa economia.

5. Cuidado com a bagagem

Companhias low cost não incluem bagagem despachada e por isso as passagens podem acabar saindo com uma tarifa menor. Portanto, se for viajar com pouca bagagem, escolha voos que incluam apenas a mala de mão para pagar menos.

6. Aproveite milhas e programas de fidelidade

Se você acumula milhas ou pontos em cartões de crédito, essa é a hora de usá-los! Também vale pesquisar por passagens em sites de milhas, que muitas vezes oferecem valores abaixo do mercado, mesmo em alta temporada.

7. Evite datas muito concorridas

Se possível, fuja dos dias mais procurados, como vésperas de feriado ou as primeiras semanas de janeiro. Mesmo um ou dois dias de diferença na data de embarque podem resultar em uma economia considerável.

8. Fique atento a promoções relâmpago

Companhias aéreas costumam lançar promoções com prazos curtos para compra. Acompanhe as redes sociais das empresas, cadastre-se em newsletters e esteja preparado para agir rápido quando surgir uma boa oferta.

Com um pouco de planejamento, paciência e boas ferramentas de busca, é possível você garantir uma viagem com preços justos para aproveitar suas férias com tranquilidade e sem gastos excessivos.

Compartilhe:
viagem economia férias passagens aereas

AS MAIS LIDAS

Como chegar na Bienal do Rio: transporte público, carro e dicas

Pesquisa revela as melhores capitais para quem usa bicicleta no dia a dia

5 destinos românticos para lua de mel no Brasil

O que fazer em Recife? 7 pontos turísticos imperdíveis