Aprenda dicas para evitar sofrimentos com bagagens perdidas ou danificadas em viagens.
Luana Viard | 29 de Fevereiro de 2024 às 18:30
Viajar é uma experiência emocionante, mas pode se tornar estressante quando enfrentamos contratempos, como bagagem perdida ou danificada! No entanto, existem medidas que você pode tomar para minimizar o estresse e resolver essas situações de forma eficiente.
Vamos mostrar passos que você pode seguir e estratégias que você pode adotar para ajudar a evitar perder suas malas ou, pelo menos, minimizar o impacto de uma bagagem atrasada, roubada ou danificada.
Confira dicas imperdíveis para evitar sofrimento com bagagem perdida ou danificada em viagens.
Antes mesmo de ir para o aeroporto você já pode começae as ações que vão proteger suas bagagens, veja abaixo.
Você está realmente preocupado com sua bagagem despachada, priorize voos diretos ou, pelo menos, as escalas com um tempo generoso, disse Scott Keyes, fundador do site de ofertas de voos e conselhos de viagem Going.com (anteriormente Scott’s Cheap Flights). “É mais provável que as malas se percam nessa transferência entre aviões na conexão, especialmente se houver uma conexão estreita.” E ele disse que isso é duplamente válido para voos internacionais com conexões estreitas.
Jo Hoban, uma agente de viagens em Spanish Fork, Utah, cerca de 80 quilômetros ao sul de Salt Lake City, disse à CNN que aconselha seus clientes a “levar uma foto de suas malas porque a primeira coisa que os escritórios das companhias aéreas vão perguntar é qual é a marca da mala, qual é a cor da mala, o tamanho da mala e o conteúdo da mala.” Ela também comenta que as pessoas deveriam colocar o que planejam levar na cama e tirar uma foto disso também. Se a mala for perdida, isso ajuda a criar um registro do conteúdo.
“Muitas companhias aéreas permitem que você veja o status de suas malas em seus aplicativos, o que pode ajudá-lo a ter a tranquilidade de saber que sua bagagem está no voo com você – ou pelo menos fornecer informações sobre a localização de sua bagagem, caso seja se atrase”, disse Scott’s Cheap Flights em um comunicado à imprensa por e-mail.
Paula Twidale, vice-presidente sênior de viagens da AAA, citou o AirTag, que se conecta a um dispositivo Apple para que você possa rastrear a localização da etiqueta.
O grupo de defesa do consumidor Travellers United diz que coloque suas informações também por dentro, caso sua etiqueta externa seja arrancada. Hoban faz a mesma sugestão. “Retirei uma mala da esteira do aeroporto de Salt Lake [Cidade]. Felizmente, eu conhecia as pessoas que levaram minha bolsa, então foi fácil trocá-la”, disse ela.
“Mas, novamente, e se eu não conhecesse essas pessoas? E se eles fossem totalmente estranhos e levassem minha bolsa para casa? Espero que eles sejam pessoas boas e honestas e vejam que tenho um nome e um número de telefone na bolsa para que possam me ligar e me informar sobre o erro.
As companhias aéreas não podem perder bagagem que você nunca despachou. Twidale sugere fazer as malas o mais leve possível e usar apenas bagagem de mão. Você economizará tempo saindo do aeroporto e terá mais tranquilidade.
Antes de comprar um seguro de viagem extra, Keyes sugeriu que você verificasse a apólice do seu cartão de crédito para obter proteção de viagem. Você pode obter uma compensação suplementar (pelo que as companhias aéreas não cobrem) não apenas por malas perdidas, mas também por reembolsos de itens que você pode precisar comprar enquanto espera pela sua mala.
Antes de embarcar, você também pode reforçar alguns cuidados, confira.
A Travellers United afirma que o check-in de bagagem de última hora pode causar maiores chances de problemas. “Não force o sistema. O menor atraso pode ter consequências graves quando a sua bagagem passa pela esteira e é selecionada para exame de segurança com pouco tempo de sobra”, diz o site.
Keyes sugeriu que antes de entregar suas malas despachadas, abri-las e tirar uma foto. “Se a sua mala se perder e você tiver algum objeto de valor lá dentro… ter uma fotografia do que estava lá realmente vai reforçar o seu caso para obter uma compensação após o fato.”
A Travellers United também recomenda que você verifique novamente as etiquetas de bagagem da sua companhia aérea e certifique-se de que elas estão indo para onde você está indo.
Caso sua bagagem já esteja atrasada, descubra a forma correta de agir.
Se suas malas não estiverem no carrossel de coleta designado, o site de conselhos de viagem The Points Guy sugere verificar os carrosséis próximos. Este também é um bom momento para colocar em funcionamento os aplicativos de rastreamento mencionados acima.
Caso suas malas não tenham chegado, avise a companhia aérea. “Muitas vezes, o pessoal da companhia aérea explica que a bagagem foi localizada, mas será adiada até o próximo voo”, afirma a Travellers United. “Se você tiver tempo, espere. Caso contrário, preencha os formulários apropriados de bagagem perdida no aeroporto.”
Keyes disse que se uma companhia aérea consegue localizar suas malas, mas vai demorar horas até que elas cheguem, certifique-se de que os representantes tenham o endereço onde você estará e use o serviço de entrega da companhia aérea.
“Se você comprar alguma coisa para passar os dias sem bagagem – desde um maiô novo até pasta de dente – guarde os recibos. Você pode precisar deles para ser reembolsado”, aconselha Scott’s Cheap Flights (agora Going.com).
Verifique as reclamações e a política de compensação da sua companhia aérea. Cada companhia aérea deve ter informações no site sobre o que fazer se sua bagagem for perdida.
Se você perceber que sua bagagem está danificada ainda no aeroporto, informe através de um Relatório de Irregularidade no ato. Após este registro, entre em contato com a companhia aérea para solicitar a devida indenização, a companhia tem um prazo de 7 dias para responder.
De acordo com a resolução da ANAC número 400/16, são as empresas aéreas que assumem total responsabilidade sobre as bagagens e devem reparar os danos, substituir a bagagem ou pagar uma indenização. Caso a companhia aérea não resolva o problema no prazo, você pode apresentar uma reclamação no Procon ou na Justiça. No entanto, eles não são responsáveis por desgastes normais ou danos por objetos mal embalados.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!