O Correio Aéreo Nacional permite que civis embarquem nas aeronaves da FAB durante missões.
O perfil PopOnze no X, antigo Twitter, publicou no último domingo (29) um vídeo de uma mulher relatando viajar de graça em um avião de carga da Força Aérea Brasileira (FAB). A publicação ultrapassou os 1,4 milhões de visualizações e levantou questionamentos sobre a veracidade do fato e sobre os processos necessários para conseguir a viagem.
De acordo com o site da FAB, é possível embarcar em um de seus aviões através do programa Correio Aéreo Nacional (CAN), que funciona mediante à disponibilidade de vagas e aeronaves com o mesmo destino da pessoa que planeja viajar.
Você também pode gostar:
Como funciona o Correio Aéreo Nacional?
Para viajar em um avião da FAB, você precisa fazer a inscrição no CAN da localidade em que você deseja embarcar. A solicitação deve ser feita com antecedência, e não há necessidade de pagamento visto que a viagem acontece em aproveitamento a alguma missão já planejada e o embarque no passageiro não gera custos para a FAB. É importante estar ciente de que o embarque não é garantido, e as datas podem variar, então é bom estar com alguns dias livres. Esse pode não ser o melhor transporte em caso de urgência. As viagens são limitadas a território nacional.
Não há limite de viagens, portanto um civil pode embarcar nas aeronaves da FAB quantas vezes precisar desde que esteja de acordo com a quantidade de vagas e disponibilidade de aeronaves. Segundo o Mobilidade Estadão, é necessário apresentar documentos pessoais como RG, CPF, e comprovamente de residência. Além disso, você pode tirar dúvidas ligando para o número do CAN mais perto da sua casa.
Na região sul, o CAN está disponível em Canoas (RS), Florianópolis (SC), Santa Maria (RS) e Curitiba (PR). No sudeste, em Pirassununga (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Lagoa Santa (MG). O serviço está disponível em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Anápolis (GO) na região Centro-Oeste. Também está disponível na Região Norte, em Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Já no Nordeste, há o CAN em Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).