Uma noite maldormida pode acabar com o dia de qualquer pessoa. Descubra como dormir bem apenas organizando corretamente o quarto.
Thaís Garcez | 19 de Novembro de 2019 às 16:12
Um ambiente adequado exerce grande influência sobre a qualidade do sono e auxilia no processo noturno de recuperação do organismo. Fazem parte desse ambiente o quarto, a cama, o estrado sobre o qual o colchão é colocado, o colchão em si e a roupa de cama. E a organização desses itens te indicarão como dormir bem, sem perturbações.
O local no qual você dorme deve obedecer a certos critérios, para que seja possível adormecer bem e ter um sono tranquilo. Além disso, é preciso se sentir confortável e curtir o tempo em que estiver na cama.
Quando quiser dormir, envie os sinais adequados ao seu corpo. Penumbra, silêncio e temperatura não muito elevada ajudam a pegar no sono. Claridade e ruído facilitam na hora de acordar. Um clima adequado, ou seja, temperatura, umidade relativa e renovação do ar, contribui ainda para a saúde. Suar demais ou sentir muito frio durante o sono pode levar a contrações musculares ou resfriados. Dormir em um ambiente muito seco pode ressecar as vias respiratórias. É preciso encontrar um equilíbrio. Veja essas dicas e transforme o seu quarto em um lugar ideal para relaxar.
Se preciso, feche portas e janelas. Se puder escolher, evite dormir em quartos com a janela voltada para a rua.
Antes de dormir, deixe entrar bastante ar fresco pelas janelas abertas. Não tendo barulho e corrente de ar, você pode dormir com a janela entreaberta.
Se possível, coloque cortinas escuras ou persianas. Para acordá-lo, utilize um despertador de luzes, do tipo que aumenta a luminosidade aos poucos.
Você pode optar por ventiladores ou ar-condicionado no verão, mas não direcione o fluxo de ar sobre você. E se usar ar-condicionado, não deixe a temperatura baixa demais.
A umidade ideal pode ser obtida com a ajuda de aparelhos umidificadores ou desumidificadores, de acordo com o clima.
Tapetes, flores artificiais e muitos outros artigos decorativos acumulam pó. A poeira contém alérgenos, substâncias que provocam alergias e que prejudicam as vias respiratórias e o sono.
As plantas produzem oxigênio durante o dia, mas durante a noite exalam dióxido de carbono, que é prejudicial à saúde.
Computador, aparelhos de ginástica, varais de roupa e a tábua de passar devem ficar em outro lugar da casa. Acabe com a bagunça!
Se quiser usar cor nas paredes, escolha cores frias como azul ou tons de verde, que acalmam o corpo e a mente. Cores quentes, como tons avermelhados, funcionam como estimulantes.
O relógio biológico reage fortemente à luz. Você pode usar esse conhecimento para ajustar seu corpo ao estado de sono ou vigília. Antes de se deitar, escureça o quarto, caso haja incidência de luz. Feche cortinas ou persianas.
Na hora de acordar, faça uso da luz natural ou artificial. Se você acorda ao amanhecer, pode dispensar cortinas ou persianas. Deixe-se despertar naturalmente, o que funciona muito bem se seu quarto tem a janela voltada para o oeste.
Camas com algum tipo de depressão, como no caso de colchões antigos; não há apoio para a coluna vertebral.
Algumas partes do corpo afundam demais, o que ocasiona movimento na troca de posição que atrapalha o sono. Já se for muito dura, o corpo é obrigado a assumir posturas desconfortáveis. A coluna se dobra e os discos intervertebrais ficam muito pressionados.
Travesseiros desse tipo prejudicam a coluna cervical. Normalmente, o travesseiro deve ter 40 x 80 cm, ser leve e lavável. Conheça os tipos de travesseiro existentes no mercado e descubra o mais adequado para você.
O cobertor deve ser de material leve e que permita à sua pele respirar. Aconselháveis são os edredons de lã e penas de ganso, bem como microfibra de boa qualidade ou ainda enchimentos feitos especialmente para quem sofre com leves alterações climáticas e pessoas com reumatismo.
Evite dormir completamente despido, pois além de aquecer, a roupa protege de um resfriamento e de eventuais arranhões. Utilize roupas de algodão macio, que absorve bem a umidade, aquece e é confortável.
Você pode escolher a posição que mais lhe agrada, pois não há um jeito “correto” de dormir – especialmente porque trocamos de posição muitas vezes durante a noite. Uma exceção à regra: pessoas que sofrem de transtornos do sono decorrentes de problemas respiratórios (como no caso da apneia do sono) devem evitar dormir de costas (decúbito dorsal), até que o problema seja tratado.