O mau cheiro da caixa de areia do seu gato tem deixado você irritada? Pois saiba que é possível dar um jeito nisso de forma simples e econômica.Confira!
Thaís Garcez | 21 de Janeiro de 2020 às 20:00
Ter gatos em casa é tudo de bom. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que o espaço do seu animalzinho esteja sempre em perfeitas condições. A caixa de areia, por exemplo, precisa estar sempre limpa para que os odores não fiquem insuportáveis. Mas para isso a gente tem a solução! Veja as dicas que separamos para que você torne a limpeza da caixa de areia do seu gato mais eficaz e barata.
Quando o odor penetra no fundo da caixa de areia, fica quase impossível removê-lo por completo. Por isso, fique atento ao passo a passo de como fazer a barreira de papel-alumínio que vamos ensinar. Recorte um pedaço de papelão no tamanho certo, cubra-o com uma folha de papel-alumínio e prenda a folha com fita adesiva dupla face. Quando for trocar a areia, não jogue fora esse forro. Em vez disso, limpe-o com uma esponja embebida numa solução de 2 partes de vinagre para 1 parte de bicarbonato de sódio.
Não há nada de agradável no cheiro de uma caixa de areia. Porém, aqui está uma forma de controlar o odor na área onde a caixa se localiza. Ponha meio limão-siciliano, com a parte do miolo virado para sima, em um pires e deixe-o no cão, um pouco afastado da caixa. Para odores fortes, coloque várias fatias de limão-siciliano ou combine fatias de laranja, limão-galego e lima.
Um especialista poderia explicar por que o cheiro do limão-siciliano no ar neutraliza esse odor, mas basta dizer que ele bota o bicarbonato de sódio no chinelo quando se trata de controlar o mau cheiro.
Caso costume comprar o tipo de areia que neutraliza o cheiro da caixa, saiba que estará gastando muito por semana. Portanto, confira três sugestões que proporcionarão o mesmo resultado gastando menos.
Em vez de usar produtos de marcas famosas, ou fabricados pelos próprios supermercados, escolha um que você já tem em casa. Ou seja: vinagre, amoníaco, óleo de limão-siciliano ou uma solução composta por 1 parte de água sanitária para 10 partes de água. Finalize enxaguando a caixa com água. Em seguida, seque bem com um pano limpo, antes de repor a areia. Faça isso semanalmente.
Os gatos precisam arranhar!
Seu gato deixou um dos lados da cadeira nova em frangalhos? Pois enquanto ela estiver sendo reformada, faça um poste arranhador grampeando ou colando um pedaço de tapete a um bastão de madeira ou um pedaço de tábua. Prenda o poste verticalmente em uma plataforma de madeira de 1 cm martelando os pregos na parte inferior. Se tiver sobras de carpetes, o novo poste arranhador não custará nada!
Evitar que seu gato deixe pegadas de sujeira pelo chão quando terminar de usar a caixa de areia é muito simples. Coloque um tapete antigo ou uma toalha de mesa velha no lado da caixa por onde ele costuma sair. Mas, se o seu gatinho ainda não consegue usar a caixa de areia corretamente, dê uma olhada nessas dicas.
Agora ficou mais fácil cuidar da caixa de areia do seu gato e deixá-la sempre limpa. Seu bichano agradece! Ah! Aproveite e conheça a linda história da Pipa, a gata enfermeira que ajuda sua dona a cuidar da diabetes.