O diabetes e a doença cardíaca encimam a lista dos transtornos ligados à obesidade em animais. Saiba como ajudar o seu pet a ficar em forma.
Nossa sociedade está cada vez mais gorda, e nossos animais de estimação também. Como os seres humanos, os bichos gordos correm risco muito maior de doenças e outros problemas de saúde. A veterinária Dra. Katrina Warren dá conselhos especializados sobre as causas, os problemas e as soluções para cães e gatos acima do peso.
Quais são as causas da obesidade em animais?
Em poucas palavras, os problemas de peso ocorrem quando o animal consome mais calorias do que gasta. Os tutores são parte fundamental do problema, porque decidem o que e quanto o animal come. Outros fatores contributivos são:
Falta de exercício
O exercício regular mantém os cães em boa forma, pois os cachorros sedentários têm mais probabilidade de engordar do que os ativos. E, como não precisam mais caçar para se alimentar, os gatos levam uma vida confortável, descansando dentro de casa.
Alimentação à vontade
A comida deve sempre se ajustar à necessidade de energia do animal. Muitos tutores, porém, oferecem acesso constante à comida, supondo que o animal regulará a ingestão. Isso acontece muito com tutores de gatos.
Petiscos demais
É fácil cair na armadilha de alimentar o animal sempre que ele pede comida. No entanto, todos esses petiscos são calorias em excesso.
Diferença entre raças
Algumas raças de cães são ótimas para farejar comida e famosas por procurar comida o tempo todo – e até roubá-la. Uma alimentação estrita
ajudará essas raças.
Quais os problemas de saúde que a obesidade pode causar?
Estimativas recentes indicam que mais de um terço de todos os animais de estimação está acima do peso, propensos a vários problemas de saúde.
O diabetes e a doença cardíaca encimam a lista dos transtornos ligados ao peso em animais. Acima do peso, os animais se movem menos, e isso pode provocar dor nas articulações e problemas respiratórios.
Em geral, animais obesos têm uma expectativa de vida menor, qualidade de vida geral mais baixa e bem-estar comprometido em comparação com animais mantidos num peso saudável.
Como saber se seu bichinho está gordo?
- Fique em pé acima do animal e olhe para baixo. Você deve ver a cintura ir diminuindo entre os quadris e o abdome.
- Os animais obesos têm a barriga pendurada e gordura perceptível no quadril e no pescoço.
- Você deve conseguir tatear as costelas (mas não vê-las). Caso sinta uma camada acolchoada em vez de costelas, seu animal está gordo.
O que fazer caso o seu pet esteja acima do peso?
Há várias mudanças de alimentação e estilo de vida que você pode implementar para ajudar seu bichinho a emagrecer e/ou manter o peso saudável. O veterinário pode orientar e eliminar causas clínicas subjacentes. Avalie as seguintes estratégias:
Mais passeios com o cão
A maioria dos cães vai se beneficiar de mais exercício, mas esse aumento tem de ser gradual.
Atividade extra para os gatos
Tente incentivar seu gato a trabalhar para comer. Em vez de pôr a comida no prato, espalhe-a pela casa, para que o gato tenha de procurar. Ofereça-lhe coisas para escalar, arranhadores e brinquedos interativos.
Reduza as calorias
O veterinário pode orientar a alimentação adequada. Só use recompensas saudáveis.
Meça as refeições
Não estime de olho a quantidade de comida que dá ao animal. Meça as porções com exatidão.
POR DRA. KATRINA WARREN
A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, dos Estados Unidos.