Pequenas árvores ou plantas frutíferas embelezam o jardim sem exigir muitos cuidados. Protegidas do vento, desenvolvem-se bem em locais de sol intenso a Aprenda a ter plantas frutíferas em casa e se livre dos agrotóxicos que causam danos à nossa saúde. É mais fácil do que você imagina!
Pequenas árvores ou plantas frutíferas embelezam o jardim sem exigir muitos cuidados. Protegidas do vento, desenvolvem-se bem em locais de sol intenso a parcialmente sombreados. As melhores épocas para a plantação costuma ser as de temperatura mais amena, como a primavera. Além de beleza, essas árvores podem melhorar a sua alimentação, fornecendo frutas ricas em vitaminas e nutrientes.
Então, que tal começar o seu próprio plantio? Não é preciso muita prática nem grandes espaços. Siga as dicas a seguir e veja como é fácil!
Um bom começo
Opte por solos profundos e com húmus, sem acúmulo de água.
- Plante mudas praticamente sem raízes – preferencialmente no outono ou na primavera – para que as plantas desenvolvam suas próprias raízes.
- Prepare uma cavidade em volta da base para que as plantas possam ser regadas.
- Afofe bem a terra, para evitar acúmulo de água. A água da rega pode ser aproveitada da chuva, veja como.
- A cova não deve permitir que o caule fique enterrado e deve ter o dobro da largura do torrão com a raiz. Antes de depositar o arbusto previamente regado, acrescente um pouco de material de compostagem. A compostagem pode ser feita em casa, inclusive.
- Encha a cova com terra e composto orgânico, pise a terra com cuidado e regue bem.
- Deixe um espaço entre as plantas a fim de garantir seu desenvolvimento e, nos verões chuvosos, prevenir a formação do mofo cinzento gerado pelo acúmulo de folhas e excesso de umidade.
Poda de arbustos
A maior parte dos arbustos sofre a poda em galhos de 1 ano. Uma boa colheita tem como precondição a poda correta, que fornece luz e ar ao arbusto. Os galhos danificados devem ser retirados, assim como os brotos acometidos por doenças, que ficam no chão. Saiba como fazer a poda ideal para cada tipo de arbusto:
- Framboeseira – deve ser podada depois da colheita até cerca de 5 cm sobre o solo.
- Amoreira – corte os brotos secos no chão, deixando de seis a oito galhos robustos por safra.
- Groselheira – deve ter em sua base no máximo cinco brotos fortes, para que desenvolvam bem novas plantas. Nessa variedade, os galhos antigos devem ser encurtados a um terço de seu tamanho original, e nenhum dos galhos deve ter mais de 6 anos.
O cuidado correto
Como a maior parte dos arbustos de frutos silvestres possui raízes superficiais, a terra deve ser cuidadosamente afofada. Esse cuidado é necessário para que as raízes não sejam danificadas.
- Plante artemísia ao lado de uma groselheira. Isso pode ajudar a prevenir doenças e pragas como a ferrugem do pinheiro e pulgões.
- Plante alho ou milefólio próximo aos arbustos, a fim de ajudar a manter as plantas saudáveis.
- Sob as framboeseiras, cultive calêndula e miosótis para prevenir pragas.
- Use uma camada de grama seca, palha ou folhas, com o objetivo de evitar o aparecimento de ervas daninhas e manter a umidade igualmente distribuída pelo solo.
À época da colheita
Cada planta tem o seu tempo de crescimento e geração de frutos. É superimportante compreender o momento de cada uma delas, para que seus frutos não sejam colhidos antes da hora. A colheita, por sua vez, deve seguir alguns cuidados:
- Colha frutas silvestres em vasilhames pequenos para que não sejam amassadas pelo próprio peso. As cestas devem ser forradas com papel-toalha.
- Caso a colheita de groselha seja farta, retire uma parte das frutas ainda verdes, podendo fazer uma compota. Assim, as outras frutas crescem mais e tornam-se mais saborosas.
Aproveite as temperaturas amenas da primavera para colocar a mão na terra e ter um lindo jardim de plantas frutíferas.