Descubra como alguns reparos simples podem fazer com que os problemas comuns da geladeira desapareçam rapidamente. Confira!
Thaís Garcez | 16 de Junho de 2020 às 17:00
Quando você menos espera pode surgir um problema com as sua geladeira. Talvez ela não esteja mais gelando como deveria ou esteja vazando água. Pois saiba que alguns desses problemas comuns da geladeira podem ser resolvidos sem a necessidade de contactar um técnico especializado. Veja como solucionar alguns desses transtornos com medidas simples.
Mas, se a sua máquina de lavar louças também está dando defeito, confira essas soluções eficazes!
Verifique a temperatura e diagnostique o problema. Mesmo pequenos desvios em relação às temperaturas de armazenagem recomendadas podem fazer com que a comida estrague.
Infelizmente, muitas geladeiras têm unidades de controle com uma escala arbitrariamente numerada (por exemplo, de 1 a 6, do mais quente para o mais frio).
Se você suspeitar que sua geladeira ou freezer está quente (ou frio) demais, sua primeira tarefa é medir com precisão a temperatura com um termômetro para geladeiras (veja à direita). Então, tente o seguinte:
Controle a umidade para mantê-la sem gelo. O acúmulo de gelo reduz o espaço da geladeira e a torna ineficiente. Isso pode ser evitado limpando-se regularmente as grades traseiras e verificando as vedações das portas.
Não coloque comida quente na geladeira. Ela aquecerá o que estiver lá, e o vapor d’água liberado se condensará, formando gelo. Regule o controle de umidade da geladeira (se ela possuir um). Um ajuste mais baixo reduzirá o acúmulo de gelo.
Limpe o orifício de drenagem. Muitas geladeiras têm descongelamento automático, o que significa que o resfriador é aquecido periodicamente para derreter qualquer gelo que tenha se formado em sua superfície. A água escorre por um pequeno orifício de drenagem na parte de trás da geladeira. Este orifício pode ser bloqueado por partículas de comida ou poeira, e a água se acumulará, então, no fundo do aparelho.
A solução é simples: use um palito de madeira ou cotonete para retirar quaisquer detritos do buraco e, então, despeje uma xícara d’água quente pelo orifício para garantir que ele fique limpo, e seque bem o fundo da geladeira com um papel-toalha.
Verifique a lâmpada e o interruptor. Uma lâmpada queimada é a causa mais provável para uma geladeira escura. Retire a tampa transparente e troque a lâmpada.
Se não resolver, concentre-se no interruptor da porta. Limpe o interruptor com jatos de ar comprimido ou com um limpador específico para contatos elétricos. Teste a luz novamente. A porta pode ter cedido nas dobradiças, sem fazer contato com o interruptor da luz. Realinhe a porta e o corpo da geladeira.
Incline-a erguendo os pés dela. Se a porta não fica fechada, suba os pés da frente dando duas voltas na regulagem (se possível) ou coloque dois calços bem finos sob eles para que a geladeira se incline para trás, fazendo a porta fechar ao mais leve empurrão.
Não exagere: o aparelho deve ficar o mais nivelado possível.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Como organizar sua geladeira com praticidade
Como tirar o mau cheiro da geladeira
Como limpar geladeira: guia completo passo a passo
9 dicas para guardar alimentos na geladeira com segurança
5 coisas para você ficar ligado antes de escolher a geladeira
Sua geladeira está precisando de um “banho”?