Raspar os pelos faz com que eles engrossem? Confira a explicação para uma das dúvidas que rondam as pessoas na hora de optar por um método de depilação!
Julia Monsores | 2 de Janeiro de 2020 às 21:00
Uma das grandes dúvidas que rondam as pessoas na hora de optar por algum método de depilação, sobretudo aquelas que não gostam de usar cera depilatória, é se raspar os pelos faz com que eles engrossem ou cresçam mais rápido.
Escolha o método de depilação de acordo com a sua meta
A sabedoria popular por muito tempo fez com que as pessoas acreditassem que ao raspar os pelos das pernas ou de outras áreas do corpo, eles nasceriam mais grossos. O que, sobretudo para as mulheres, não é uma coisa desejada.
Mas, na verdade, isso não passa de um mito. O pelo do nosso corpo é formado por proteína morta, por isso cortá-lo não modifica seu crescimento nem suas características. No início, o fio pode parecer mais grosso após a raspagem, mas isso se deve às extremidades grossas deixadas após o corte com lâmina.
Se a raspagem realmente aumentasse o crescimento dos pelos, ela seria a cura para a calvície masculina e muito mais homens raspariam a cabeça com frequência.
Tanto a espessura quanto a cor e o tipo do pelo são definidos por fatores genéticos, e não pelo uso ou não de um barbeador.
A resposta é simples: não. De acordo com estudos científicos, com o tempo os pelos podem parar de crescer em razão do trauma sofrido pela epiderme. Porém, isso não necessariamente ocorre com todo mundo.
Mudanças da pele que não podemos ignorar