Raspar os pelos faz com que eles engrossem? Confira a explicação para uma das dúvidas que rondam as pessoas na hora de optar por um método de depilação!
Uma das grandes dúvidas que rondam as pessoas na hora de optar por algum método de depilação, sobretudo aquelas que não gostam de usar cera depilatória, é se raspar os pelos faz com que eles engrossem ou cresçam mais rápido.
A sabedoria popular por muito tempo fez com que as pessoas acreditassem que ao raspar os pelos das pernas ou de outras áreas do corpo, eles nasceriam mais grossos. O que, sobretudo para as mulheres, não é uma coisa desejada.
Mas, na verdade, isso não passa de um mito. O pelo do nosso corpo é formado por proteína morta, por isso cortá-lo não modifica seu crescimento nem suas características. No início, o fio pode parecer mais grosso após a raspagem, mas isso se deve às extremidades grossas deixadas após o corte com lâmina.
Se a raspagem realmente aumentasse o crescimento dos pelos, ela seria a cura para a calvície masculina e muito mais homens raspariam a cabeça com frequência.
Tanto a espessura quanto a cor e o tipo do pelo são definidos por fatores genéticos, e não pelo uso ou não de um barbeador.
Mas arrancá-los pela raiz faz com que eles parem de crescer?
A resposta é simples: não. De acordo com estudos científicos, com o tempo os pelos podem parar de crescer em razão do trauma sofrido pela epiderme. Porém, isso não necessariamente ocorre com todo mundo.