Nem sempre é fácil se adaptar à nova realidade da vida universitária. No entanto, é possível! Aqui vão 8 dicas para ajudá-lo a mandar bem na faculdade!
Douglas Ferreira | 3 de Março de 2020 às 21:00
Entrar na faculdade é o sonho de muita gente. No entanto, nem sempre é tão fácil se adaptar a essa nova realidade que a vida universitária impõe. Mas não se desespere, aqui vão 8 dicas para ajudá-lo a mandar bem nessa nova fase da sua vida!
A universidade é um grande empreendimento e você vai estar lá por vários anos. Assim, não é preciso resolver tudo na primeira semana. Espere mais ou menos um mês para se familiarizar e ganhar confiança.
Na escola, os horários do dia são estipulados para você. Entretanto, na universidade, é você quem tem de organizar tudo sozinho. A maioria das pessoas prospera se tem uma rotina social e de trabalho. Faça um balanço correto e não tenha medo de organizar o próprio horário.
Tente não se preocupar com o que os outros estão fazendo. Algumas pessoas são incrivelmente sociáveis e outras costumam beber muito. Você não tem de competir. Encontre um ritmo e um estilo de vida que combinem com você.
A maioria das pessoas considera um desafio começar um curso universitário e todos podem parecer supertranquilos. Mas você não sabe o que se passa no íntimo de cada um.
A maioria das instituições de ensino superior possui organizações de apoio aos estudantes. Grande parte dos alunos tenta se arranjar por conta própria e apenas pede ajuda quando já está desnorteada. Não deixe que isso lhe aconteça. Procure ajuda cedo.
A liberdade que a faculdade dá pode ser tentadora e fazer com que você fique com preguiça de assistir as aulas. Mas não faça isso! Assistir as aulas vai fazer com que seja mais fácil passar nas provas.
Não deixe a leitura para o último minuto, ou pior, não ignore e siga adiante, tentando blefar e iludir os professores, você só estará se prejudicando.
Esta dica pode parecer óbvia mas é sempre bom reforçar. Antes de uma prova, relembre velhas anotações e converse com o professor para tirar dúvidas.