Há uma surpreendente oferta de tipos de vinagre na praça, nas variedades de vinho, de champanhe, de arroz e de misturas de ervas orgânicas, sem mencionar
Elen Ribera | 10 de Outubro de 2019 às 10:00
Há uma surpreendente oferta de tipos de vinagre na praça, nas variedades de vinho, de champanhe, de arroz e de misturas de ervas orgânicas, sem mencionar os diversos tamanhos de garrafas. Para uso doméstico, porém, o vinagre branco destilado comum é a melhor opção, além de ser a menos dispendiosa. O vinagre de maçã ocupa o segundo lugar em termos de praticidade, além de ser amplamente usado para cozinhar e para a produção de remédios caseiros.
Veja também outros usos inusitados para o vinagre.
São tantos os benefícios obtidos quando se acrescenta 1 xícara de vinagre branco à roupa, no ciclo de enxágue da máquina de lavar, que é estarrecedor que eles não sejam mencionados com destaque nos manuais das máquinas. Eis alguns deles:
Uma maneira fácil de limpar os resíduos de sabão e desinfetar periodicamente sua máquina de lavar roupa consiste em despejar dentro dela 2 xícaras de vinagre e deixar a máquina executar um ciclo completo sem roupas ou sabão.
Se a máquina estiver realmente suja, encha o tambor com água bem quente, adicione 7,5 litros de vinagre e deixe-a centrifugar por 8 a 10 minutos. Desligue a máquina e deixe a solução agir por 1 noite. Na manhã seguinte, esvazie o tambor da máquina e ponha para funcionar um ciclo completo.
A não ser que você tenha paixão por roupas tingidas de rosa, tome uma precaução simples para não deixar que as roupas vermelhas – ou tingidas de outros tons fortes – manchem as outras. Coloque a roupa nova de molho em algumas xícaras de vinagre branco puro por 10 a 15 minutos antes da primeira lavagem. Preocupações com roupa desbotada, nunca mais!
Por que gastar dinheiro com alvejantes caros para roupas de cor quando se podem obter os mesmos resultados usando vinagre? Adicione 1⁄2 xícara de vinagre branco à água da máquina para alvejar as cores de cada lavagem.
Remova as substâncias químicas, a poeira, o odor e sabe-se lá o quê das roupas novinhas em folha ou de segunda mão, adicionando 1 xícara de vinagre branco à água do ciclo de lavagem da máquina na primeira vez em que forem lavadas.
Se estiver cada vez mais difícil identificar as meias brancas na gaveta do armário, eis uma maneira simples de torná-las tão alvas quanto antes. Comece adicionando numa panela grande 1 xícara de vinagre a 1,5 litro de água da torneira. Depois que a solução ferver, despeje-a no balde e deixe as meias encardidas de molho por 1noite. Na manhã seguinte, lave-as como de costume.
Para restaurar a cor original de roupas amareladas, deixe as peças de molho por 1 noite numa solução de 12 partes de água morna para 1 parte de vinagre. Lave-as pela manhã.
Adicione 2 xícaras de vinagre branco à água do enxágue da máquina de lavar (ou de um tanque cheio de água) para remover resíduos de sabão, tanto das colchas de algodão quanto dos cobertores de lã, antes de secar. Isso também vai deixá-los limpos e macios como novos.
Num mundo perfeito, a roupa lavada já deveria sair da máquina de secar passadinha. Até que isso aconteça, os amassados da roupa seca podem ser tirados borrifando as peças com uma solução de 1 parte de vinagre e 3 partes de água. Após ter borrifado a peça inteira, sem esquecer parte alguma, pendure a roupa e deixe secar. Para algumas roupas, talvez essa solução seja ainda melhor do que passá-las a ferro; certamente é muito menos agressiva para os tecidos.
Para eliminar os depósitos minerais e evitar a corrosão do ferro a vapor, faça uma limpeza ocasional enchendo o reservatório do ferro com vinagre branco puro. Coloque o ferro na posição vertical, ligue o vapor e deixe o vinagre evaporar por 5 a 10 minutos. Depois, encha o reservatório com água limpa e repita a operação. Finalmente, enxágue o reservatório com água fria e limpa.
Quer se livrar daquele lustro no traseiro de calças ou saias? Escove a área de leve com uma escova de dentes de cerdas macias umedecida numa solução de vinagre branco e água em partes iguais, depois dê tapinhas com uma toalha macia para enxugar.
Para remover manchas escuras da base do ferro de passar, esfregue-a com uma pasta de vinagre e sal, em partes iguais, aquecida numa panelinha. Use um pano embebido em água limpa para retirar os possíveis resíduos.
Para que a roupa recém-passada conserve os vincos ou as pregas, borrife-a com água e vinagre, em partes iguais, antes de passar. Os vincos das calças e das camisas ficam mais marcados, caso se umedeça antes a roupa com um pano embebido numa solução de 1 parte de vinagre branco e 2 partes de água. Depois, coloque uma sacola de papel pardo sobre o vinco ou as pregas e passe o ferro.
Você quer que as marcas de uma bainha antiga desapareçam para sempre? Umedeça a área com um pano embebido numa solução de vinagre e água em partes iguais, colocando-o em seguida sob a roupa, antes de começar a passar o ferro.
O ferro muito quente deixou marcas no colarinho – ou talvez na manga da camisa ou na perna da calça? Em geral, normalmente você consegue eliminar essas marcas escuras esfregando a área com um pano umedecido em vinagre branco e enxugando depois com uma toalha macia. Repita se necessário.
Os suéteres e outras peças que encolheram na lavagem podem voltar ao tamanho e forma originais depois de fervidos numa solução de 1 parte de vinagre e 2 partes de água por 25 minutos. Deixe a roupa secar naturalmente depois de moldá-la na forma original.
Caso volte para casa com o terninho ou o vestido impregnado de fumaça de cigarro, você pode eliminar esse odor sem precisar levar a roupa para lavar a seco. Na banheira cheia de água na temperatura mais quente, adicione 1 xícara de vinagre. Feche a porta e deixe a roupa pendurada acima do vapor. Dentro de algumas horas o odor terá desaparecido.
Para eliminar manchas recentes de gordura numa jaqueta ou numa saia de camurça, escove a roupa suavemente com uma escova de dentes, de cerdas macias, umedecida em vinagre branco. Deixe a roupa secar, depois escove o local com uma escova própria para camurça. Repita se necessário. Você pode dar um tom mais vivo às roupas de camurça passando sobre elas, de leve, uma esponja embebida em vinagre.
É possível retirar muitas manchas solúveis em água – inclusive de cerveja, laranja e outros sucos de fruta, café ou chá, além de vômito – das roupas de algodão, dando tapinhas no local com uma toalha ou um pano umedecido em vinagre branco puro, imediatamente antes de lavar a peça. Para manchas maiores, talvez seja melhor colocar a peça de molho por 1 noite, numa solução de 3 partes de vinagre para 1 parte de água fria, antes de lavar.
Manchas mais antigas e já entranhadas devem sair na lavagem depois de um pré-tratamento feito com uma solução de 3 colheres de sopa de vinagre branco e 2 colheres de sopa de detergente em 1 litro de água morna. Esfregue a mancha com a solução e depois seque o local, pressionando com uma toalha, antes de lavar a peça.
As manchas de refrigerantes tipo cola, tinta de cabelo, ketchup e vinho, em roupas de algodão laváveis, devem ser removidas assim que for possível (isto é, dentro de 24 horas). Passe na área afetada uma esponja com vinagre puro e lave logo em seguida. Para manchas gravíssimas, adicione ainda 1 a 2 xícaras de vinagre ao ciclo da lavagem.
De uma maneira ou de outra, as crianças sempre conseguem deixar marcas de giz de cera nas roupas. É possível tirá-las com certa facilidade esfregando-as com uma escova de dentes, embebida em vinagre puro, antes da lavagem.
Já está farta de ver aquelas manchas difíceis por dentro dos colarinhos? E as marcas insistentes em volta dos punhos? Livre-se delas esfregando o tecido com uma pasta feita com 2 partes de vinagre branco para 3 partes de bicarbonato de sódio. Deixe a pasta fazer efeito por meia hora antes de lavar. Isso também é eficiente para remover manchas leves de mofo das roupas.
Quer ver as manchas de suor desaparecerem de camisas e outras peças do vestuário? Derrame um pouco de vinagre diretamente na mancha e esfregue bem antes de colocar a roupa para lavar. Você também pode remover manchas de desodorante das camisas e blusas, esfregando suavemente o local com vinagre puro antes de lavar.
Para retirar manchas de ferrugem das roupas de algodão, umedeça o local com vinagre puro e depois esfregue com um pouco de sal. Se lá fora estiver quente, deixe-as secar à luz do sol (do contrário, uma janela ensolarada faz o mesmo efeito), jogando-as depois na máquina de lavar.
Alguém chegou em casa com o bolso da camisa manchado de tinta da caneta que vazou? Trate a mancha embebendo-a em vinagre branco, depois esfregue o local com uma pasta feita com 2 partes de vinagre para 3 partes de maisena. Deixe a pasta secar completamente antes de lavar a peça.
Elimine as formigas sem dar aviso prévio. Despeje água e vinagre branco, em partes iguais, num borrifador. Borrife os formigueiros e arredores, ou onde quer que as tenha visto. As formigas detestam o cheiro de vinagre. Em pouco tempo terão batido em retirada para um local com um cheiro melhor. Man tenha o borrifador à mão nos passeios ao ar livre ou para manter as formigas a distância durante um piquenique ou na área de lazer das crianças. Se houver muitos formigueiros perto de sua casa, experimente derramar vinagre puro diretamente sobre eles para apressar a partida dos insetos.
Adicione algumas gotas de vinagre de maçã à água do cantil ou da garrafa de água, para mantê-la sempre fresca e saborosa quando for fazer trilhas ou acampar. Também é uma boa ideia lavar os recipientes de água com uma solução de vinagre e água em partes iguais, no final de cada viagem, para eliminar bactérias e remover resíduos.
Quem gosta de um bando de borrachudos, moscas, mosquitos ou outro tipo de praga de seis pernas durante o churrasco no quintal? Mantenha os insetos a distância, oferecendo-lhes um espaço VIP. Coloque um recipiente com vinagre de maçã próximo à comida, mas longe das visitas. À noitinha, a maioria dos bichinhos indesejados vai estar boiando no recipiente.
Os beija-flores são criaturas sofisticadas por natureza, portanto, não espere vê-los esvoaçando em torno de um bebedouro sujo ou pegajoso. Limpe regularmente os bebedouros, lavando-os bem com uma solução de vinagre de maçã e água quente, em partes iguais. Enxágue bem com água fria e deixe secar ao ar livre, em pleno sol, antes de reabastecê-los de alimento.
Todo mundo gosta de manter, pelo maior tempo possível, as flores naturais no vaso. Para isso, há vários métodos. Um deles consiste em misturar 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e 2 colheres de sopa de açúcar na água do vaso antes de colocar as flores. Assegure-se de mudar periodicamente a água (sem esquecer o vinagre e o açúcar, é claro) para aumentar a longevidade das flores.