Apesar de ser um prato fácil de preparar, o macarrão tem os seus segredinhos. Algumas dicas vão deixar a sua receita ainda mais gostosa.
Redação | 24 de Fevereiro de 2019 às 10:00
O macarrão faz parte do cardápio do homem há milhares de anos. E não há quem não recorra à sua praticidade na hora do aperto. Fácil de fazer e capaz de agradar a todos os paladares, é a primeira opção para a visita inesperada. Ou mesmo para um jantarzinho romântico.
Existem uma grande diversidade de formatos, que podem ser combinados com todo tipo de alimentos, molhos ou temperos. Siga as dicas a seguir e prepare a melhor massa que seus amigos e sua família já experimentaram:
A umidade na cozinha é benéfica ao preparo de macarrão. As mulheres italianas sugerem que se faça café no fogão durante o preparo do macarrão.
Faça porções da massa e guarde o que não for usado em uma folha de papel-alumínio para que não resseque.
Massas com ovos podem ser coloridas e aromatizadas. Se acrescentar beterraba, ela ficará vermelho-escura. Com tomates, ficará vermelho-clara; com cenouras ou abóboras, laranja; com açafrão, amarela; com espinafre, verde; com cogumelos, marrom; e com a tinta da lula ficará preta. Ao fazer a massa em casa, misture esses ingredientes com ovos, óleo e sal e sove com farinha de trigo. Fique atento para ver se a massa não precisa de mais farinha.
Ponha a massa para ferver numa panela grande e alta para que tenha espaço para crescer.
Massas crescem aproximadamente 2 vezes e meia o seu tamanho quando cozidas. Adicione-as à água fervente.
Está à procura de ideias para preparar um jantarzinho romântico? Temos.
Tão logo esteja na água, mexa para que não grude e perca a forma.
O óleo não impede que o macarrão grude; apenas que a água não transborde da panela. No entanto, ele também fecha os poros da massa, não permitindo que absorva o molho.
Contrariando a crença popular, não se deve lavar o macarrão cozido em água fria.
Os pratos à base de macarrão adquirem um sabor mais marcante quando adicionamos um pouco de caldo de carne à água de cozimento.
Alho e óleo: doure bastante alho no azeite e misture à massa.
Mussarela de búfala, tomate cereja e manjericão: pique esses três ingredientes e misture à massa cozida e bem quente.
Atum e molho de tomate: misture o molho ao macarrão e por último junte o atum em pedaços, de preferência conservado em azeite.
Agora é só servir, polvilhar pimenta-do-reino ralada na hora e abrir o vinho!
Buon apettito!
Quer mais ideias para o seu macarrão? Aprenda receitas incríveis e saborosas!