Você tem dúvidas de como organizar informações e documentos de forma eficiente? Organize sua vida com este sistema de catalogação.
Douglas Ferreira | 20 de Setembro de 2020 às 17:00
Você tem dúvidas de como organizar informações e documentos de forma eficiente? Organize sua vida com esse sistema de catalogação. Apostamos que a pilha de documentos em cima de sua mesa irá diminuir bastante!
Descubra o que você precisa organizar. Comece reunindo todos os papéis espalhados pela casa e colocando-os sobre uma mesa grande. Você provavelmente vai encontrar extratos bancários, certidões de nascimento, diplomas, registros de manutenção de automóveis, manuais de eletrodomésticos…
Agora vem a parte mais difícil. Examine o que reuniu e classifique cada papel em uma das quatro categorias: arquivo instantâneo, arquivo doméstico, arquivo permanente ou arquivo de consulta.
Arquivo instantâneo
Esse tipo de arquivo destina-se aos documentos que você precisa consultar em cerca de um mês. Este é o lugar para os recibos de bancos ou de cartões de crédito, anotações de compromissos, ingressos de teatro, indicações de como chegar à casa de praia do amigo e assim por diante. O melhor lugar para guardar esses documentos é em uma pasta sanfonada. Ponha uma etiqueta em cada divisão para ficar claro onde colocar o quê.
Arquivo doméstico
Já no arquivo doméstico, você pode colocar os documentos que consulta uma ou duas vezes ao ano. Esse é o lugar para registros de manutenção do carro, documentos escolares das crianças, documentos de emprego, documentos financeiros, garantias e manuais de instrução.
Arquivo permanente
Existem documentos para os quais você vai querer manter um arquivo permanente, como documentos de identidade – certidões de casamento, nascimento, e passaportes – testamentos e diplomas.
Esse também é o lugar para documentos de propriedade de carros e casa.
Arquivo de consulta
Em geral, essa pasta destina-se àqueles documentos restantes que não se enquadram nas demais pastas. Aqui você pode salvar recortes de jornais ou fotografias. Pode apostar: essa catalogação irá facilitar muito sua vida!
Recomenda-se que os documentos dentro das pastas sejam revisados uma vez ao ano. Assim, você pode evitar acumular documentos que não tem mais importância.
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