Entenda o que é spam e como evitar que esse tipo de mensagem traga problemas para a sua vida virtual com algumas dicas simples.
Um dos males mais antigos da internet encontra-se bem na sua caixa de entrada. O spam nasceu praticamente junto da internet, e até hoje assola milhares de usuários no mundo inteiro. Mas o que é spam e como evitar a proliferação dessas mensagens?
O que é spam?
Já recebeu aquela mensagem chata sobre a assinatura de um plano de TV que você nem imaginava que existia em sua caixa de entrada de e-mail? Ou, talvez, de um plano odontológico que você nem procurava… Essas mensagens são chamadas spam, que, em inglês, significa justamente “uma mensagem inapropriada e repetitiva”. Esse tipo de mensagem é enviado para milhares de pessoas indiscriminadamente, sem que elas as tenham autorizado.
Antigamente, o spam se limitava a mensagens de e-mails. Muitos provedores, inclusive, possuem filtros para limitar o recebimento dessas mensagens. Mas os tempos mudaram, e o spam se desenvolveu: agora ele é facilmente encontrado em redes sociais e até mesmo em mensageiros particulares, como o WhatsApp. Como resultado, o spam gera uma enchente de informações falsas e dados roubados. Felizmente é possível lutar contra ele!
Confira seis dicas para se livrar do spam – ou ao menos evitá-lo
Parte dos spams são inofensivos, mas eles podem ser táticas utilizadas por cibercriminosos que têm a intenção de roubar seus dados pessoais através de programas maliciosos. Quando você clica em um link oferecido por um spam infectado, pode instalar um vírus ou trojans (programas espiões) em seus dispositivos. Para evitar que isso aconteça, siga as dicas a seguir:
1. Habilite o filtro antispam
A maioria dos clientes de e-mail apresenta filtros antispam embutidos que reconhecem mensagens indesejadas e as desvia para uma pasta de lixo eletrônico. Você pode configurar o filtro para “apreender o que considera spam à medida que usa o e-mail. Ou, então, bloqueie certos remetentes.
2. Aprenda a usar a cópia oculta
Evite publicar seu endereço de e-mail em sites desconhecidos, visto que os spammers (internautas que disparam spam) fazem um “arrastão” na web à procura de endereços de e-mail. Tenha cuidado para quem você dá o endereço. Não copie e-mails para muitos destinatários. Se precisar enviar para muitas pessoas, use a cópia oculta (Cco, opção próxima ao campo de destinatários), para não mostrar os endereços dos outros.
3. Nunca clique em links, imagens ou anúncios de spam
Apague e-mails de spam sem abri-los. É provável que haja erros de ortografia nos cabeçalhos, remetentes com endereços suspeitos ou e-mails enviados em horas estranhas – esses detalhes provavelmente indicarão o que é spam. Se abrir um e-mail de spam, nunca o responda ou clique em quaisquer anúncios, imagens ou links que possa conter. Isso só confirmará que seu endereço de e-mail está ativo e você pode acabar instalando softwares maliciosos em seus dispositivos.
4. Não confie em e-mails de bancos
Se receber um e-mail inesperado dando a entender ser do banco, da empresa de cartão de crédito ou de outra, tenha bastante cautela. Se o e-mail pedir que você responda clicando num link, não faça isso! Em vez disso, entre em contato com o banco ou com outra organização, ligando você mesmo para o número de telefone autorizado, ou navegue até o site oficial da empresa em questão. Muitos bancos entendem o que é spam e o risco que eles representam aos seus clientes. Com o propósito de aumentar a segurança, eles oferecem atendimento direto, e não por e-mail. Criminosos esperam que você seja descuidado, por isso toda atenção é necessária.
5. Separe suas contas
Considere a ideia de criar um segundo endereço de e-mail com o fim de separar os seus usos. Mantenha um endereço para a correspondência pessoal e outro para transações online.
6. Relate o recebimento de spam
Relate o recebimento de spams repetidos ao seu provedor de internet. A equipe será capaz de reconhecer o que é spam e o que não é, e bloquear futuros envios.
7. Atenção aos links nas redes sociais
Em redes sociais, o spam se proliferou como nunca antes. Só que, dessa vez, ele chega em forma de baits (iscas, em inglês): títulos sensacionalistas que nem sempre indicarão o conteúdo exato da matéria. Muitos sites redirecionam o usuário para um site inseguro, que pode captar informações do internauta. Essa prática se chama likejacking e consiste em postar atualizações indevidas em redes sociais de usuários que clicaram nos links maliciosos, com o intuito de captar ainda mais pessoas. Se vir algo parecido nas redes sociais de um amigo, não clique! Denuncie o link para a equipe responsável da rede social em questão.
8. E também nos mensageiros pessoais!
Evite propagar notícias falsas, que, em muitos casos, são spams. Essas mensagens, que também são conhecidas como fake news, chegam do mesmo modo como alertamos no item anterior, mas também podem ser repassadas através de mensageiros pessoais, como o Messenger ou o WhatsApp.
9. O spam também está no celular
Algumas empresas ou fraudadores também enviam mensagens de texto para o seu telefone. Do mesmo modo, essas mensagens contém links, e aqui vale o mesmo alerta: não clique nos links. Se alguma operadora de telefonia está enviando repetidas mensagens para o seu número, denuncie o fato para a Agência Nacional de Telefonia (Anatel).
10. Siga instruções básicas de segurança na internet
Você provavelmente já deve ter pensado que pegou um vírus na internet. Esse é apenas um dos grandes perigos que a rede esconde. É possível se proteger da maioria dos riscos apenas seguindo dicas simples para proteger seus dados, entretanto a maior delas é o bom senso. Nunca aceite abrir links de desconhecidos nem acredite em mensagens de números estranhos. Se você suspeitar de que caiu em alguma armadilha, verifique no site Have I Been Pwned se seus endereços estão em risco. Basta inseri-los no campo principal da página e clicar no botão ao lado.