Consertar seus móveis de madeira pode ser mais fácil do que aparenta. Mas para isso, é preciso evitar alguns erros que podem comprometer seus móveis e te
Julia Monsores | 19 de Novembro de 2019 às 19:00
Consertar seus móveis de madeira pode ser mais fácil do que aparenta. Mas para isso, é preciso evitar alguns erros que podem comprometer seus móveis e te fazer perder tempo. Confira algumas dicas!
As seções de móveis de madeira devem ser unidas com cola – acréscimos metálicos são apenas um conserto temporário antes da falha total de uma articulação. Entretanto, há exceções. Algumas peças de móveis de madeira são unidas com parafusos, e mesmo as predominantemente coladas podem ter juntas aparafusadas (o local onde os braços da cadeira se fixam ao encosto, por exemplo). Algumas gavetas permanecem unidas por pregos pequenos.
Alguns danos são o resultado de acidentes, mas a maioria é causada pelo desgaste diário de juntas já frouxas. É vital consertar uma junta assim que ela começa a se soltar. Uma junta solta leva a outra e à medida que você continua usando o móvel, o balanço irá desgastar, enfraquecer, deformar ou quebrar a madeira. Quando se der conta, um problema que poderia ter tido um conserto simples se tornará irremediável. Saiba também como tirar manchas de móveis de madeira!
A cola adere por infiltração nas fibras da madeira. Agindo diretamente na madeira ela é extremamente forte na madeira, mas não funcionará se for aplicada sobre uma camada de cola velha. Desmonte a junta e raspe, ou lixe, toda a cola velha.
Para a maioria dos móveis de madeira, você pode usar cola branca PVA comum ou de alta fixação. Evite colas epóxi ou Superbonder® para consertos de rotina, pois elas não penetram nas fibras de madeira.
Uma junta sem compressão é uma causa perdida. Isso não significa que você precise de uma oficina cheia de grampos tipo C. Você pode usar ripas ou tábuas de madeira como molduras, pesos ou cintas elásticas. A pressão do aperto tem de ser suficiente para unir os dois pedaços de madeira com segurança e precisão, exatamente como estavam na construção original da peça.