Guia: como escolher cosméticos mais seguros para a saúde

Procurando opções de cosméticos que não afetem a sua saúde e nem o meio ambiente? Veja nossas dicas para encontrar os produtos cosméticos mais seguros!

Redação | 16 de Novembro de 2019 às 20:00

pogrebkov/iStock -

Você sabe o que anda colocando no seu rosto e corpo? Muitos produtos cosméticos são fabricados para penetrar na pele, mas nem todos têm a sua segurança avaliada. Por isso, vale a pena verificar o que existe nas loções que você usa todos os dias. Com algum conhecimento e um pouco de paciência, a sua necessaire não precisa custar uma fortuna, nem afetar a sua saúde.

Diversos cosméticos e produtos de toalete contêm derivados de petróleo e conservantes. Além disso, há os aromatizantes sintéticos, ingredientes geneticamente modificados e outras substâncias químicas potencialmente nocivas. Assim, é preferível apostar nos produtos mais naturais possível.

Cautela com os cosméticos: 5 dicas rápidas

Guia de compras

Este guia vai te ajudar a fazer as escolhas mais seguras para a saúde ao comprar cosméticos e artigos de toalete. Uma vez que se tratam de opções mais naturais, os benefícios não são só para você, mas também para o meio ambiente. Confira:

Desodorantes

A maioria dos antitranspirantes e desodorantes contém sais de alumínio para atrofiar as glândulas sudoríparas. Não está provada a ligação entre o alumínio e problemas de saúde, mas os especialistas recomendam evitar o seu uso. Prefira desodorantes sem alumínio ou faça o seu próprio.

Depiladores

Depiladores em creme ou loção contém uma série de substâncias químicas e também alcalinas corrosivas, como o tioglicolato. Essas substâncias podem causar irritações ou alergias. Assim, prefira um método natural de remoção de pelos, como, por exemplo, raspá-los. Se preferir a depilação com cera tradicional, procure um produto com cera de abelhas.

Shampoos e condicionadores

Compre shampoos e condicionadores em lojas de produtos naturais e fornecedores de artigos orgânicos. Escolha itens sem fragrância ou os perfumados com óleos essenciais botânicos. Os conservantes menos perigosos são o extrato da semente de maracujá e as vitaminas AC e E.

Coloração

As tinturas permanentes para os cabelos podem conter aminas aromáticas potencialmente cancerígenas. Seu uso tem sido associado ao aumento de risco de certos tipos de câncer, embora esse fato ainda esteja em debate. As tinturas temporárias e os shampoos colorantes são menos perigosos. Como alternativa, consulte o seu cabeleireiro sobre as tinturas menos tóxicas existentes no mercado. Mechas ou reflexos acrescentados à cor natural dos cabelos são uma opção mais segura, já que a tinta não satura o couro cabeludo.

Maquiagem

É difícil encontrar maquiagem que não contenha produtos químicos. Todos os cosméticos têm conservantes, porque eles ajudam a evitar a proliferação de bactérias. No entanto, alguns podem conter facilitadores de penetração, como o PEG (propilenoglicol) e a TEA (trietanolamina), que sensibilizam a pele e permitem que substâncias químicas penetrem no corpo. Por isso, procure as opções mais naturais e com menos fragrância, preferivelmente conservadas com vitaminas A, C ou E.

Unhas

O esmalte e a acetona são produtos à base de solventes, que muitas vezes contém formaldeído, tolueno e ftalatos. Se inalada em grande quantidade, a acetona pode provocar irritação nos olhos e no aparelho respiratório, além de náusea e dor de cabeça. Por isso, é mais seguro polir as unhas para conseguir um brilho natural. Além disso, procure marcas de esmalte com a menor quantidade de substâncias químicas tóxicas e prefira removedores de esmalte sem acetona.

Perfumes

Muitos ingredientes aromatizantes podem causar irritações. Porém, os mais preocupantes são o grupo de substâncias químicas chamado ftalatos, que aparecem em quase todos os perfumes e produtos com aroma, desde sabonetes a cremes de barbear. Algumas empresas internacionais de cosméticos estão retirando voluntariamente de seus produtos dois dos ftalatos mais perigosos – dibutilftalato e dietilexilftalato. Mas se você é alérgico a aromatizantes sintéticos, escolha produtos sem perfume ou produtos orgânicos aromatizados com óleos essenciais.

Absorventes

Escolha protetores com 100% de algodão orgânico. Também é possível encontrar absorventes sem alvejantes ou alvejados com água oxigenada em vez de cloro. A solução mais ecologicamente correta são os absorventes reutilizáveis, feitos de tecido macio 100% algodão, que vêm em várias espessuras e podem ser utilizados para menstruação ou incontinência. Há também o coletor menstrual, um pequeno copo de borracha macia que guarda o fluxo menstrual em vez de absorvê-lo.

Cremes de barbear

Prefira um creme de barbear à base de sabão, sem aromatizantes e que não seja em aerossol. O álcool isopropílico, derivado do petróleo, com frequência é incluído em loções pós-barba e loções tonificantes. Como alternativa, procure produtos à base de plantas, contendo hamamélis, água de rosas, capim-limão, camomila ou pepino. A hortelã é eficaz em peles oleosas e é também anti-inflamatória e levemente antisséptica.

Produtos para a pele

Procure hidratantes, loções corporais e cremes para as mãos que não contenham corantes artificiais nem aromatizantes (ou que sejam aromatizados com óleos essenciais). Em particular, tente evitar os parabenos e aposte nas vitaminas A, C e E. Além disso, escolha cosméticos à base de óleos vegetais ou experimente fazer os próprios cremes e máscaras.

Sabonetes

Escolha um sabonete puro à base de plantas que não contenha aromatizantes ou que utilize um óleo essencial como aromatizante. Tente evitar sabonetes “antibacterianos” ou “desodorantes”, pois eles costumam conter triclosan, relacionado ao crescimento dos “super germes” resistentes a antibióticos. O triclosan também pode reagir com o cloro da água para criar o clorofórmio, que causa danos se inalado e não se decompõe com facilidade.

Protetor solar

Embora os PABAs tóxicos tenham sido eliminados da maioria dos protetores solares, alguns ainda contêm substâncias químicas nocivas, como a benzofenona, que pode interferir com os ciclos reprodutivos e é suspeita de aumentar o risco de certos tipos de câncer. As alternativas mais seguras são os bloqueadores físicos de UV óxido de zinco e dióxido de titânio e, naturalmente, chapéu e roupas de proteção.

Talco

talco é um mineral chamado trissilicato de magnésio que, em sua forma natural, pode conter asbesto, um conhecido cancerígeno usado na fabricação de amianto e fibrocimento. Como resultado dessa ligação com o asbesto, todos os produtos de uso pessoal com talco são obrigatoriamente certificados como livres de asbesto. Se você ainda se preocupa, mas gosta de usar talco, experimente a maisena. Coloque a maisena num belo saleiro e perfume com lavanda seca.