Nunca é tarde para melhorar hábitos alimentares. Há várias dicas para melhorar o modo de comer e controlar o apetite. Confira três delas!
Nunca é tarde demais para modificar os hábitos alimentares. Além de prestar atenção aos tipos de alimento que você consome, há várias dicas para melhorar o modo de comer e controlar o apetite. Assim, essas medidas simples vão te ajudar a controlar a ingestão calórica, e também a manter a alimentação mais equilibrada e beneficiar o sistema digestivo. Aproveite e confira também 7 formas de não beliscar entre as refeições!
Dicas para controlar o apetite:
1. Concentre-se na comida
Se você estiver distraído ao comer – assistindo à televisão, por exemplo –, é mais provável que não perceba os sinais de “saciedade” emitidos pelo corpo. São necessários cerca de 15 minutos para que as mensagens enviadas pelo estômago desativem o impulso encefálico que manda comer. Quando se come rápido demais, o estômago enche antes que o cérebro perceba que você está satisfeito. Assim, você come demais e acaba se sentindo desconfortável.
Procure fazer as refeições com calma e sentado à mesa. Mesmo que esteja sozinho. Comer enquanto se movimenta aumenta o risco de indigestão e azia, porque o sangue necessário à digestão é desviado para os músculos.
2. Mastigue bem
A mastigação completa do alimento é um bom início para o processo digestivo. Dessa forma, nessa fase há a quebra do alimento em pedaços menores e eles são misturados com a saliva, iniciando a decomposição dos carboidratos em açúcares simples.
Mastigue bem cada porção antes de passar à próxima. Ao comer rápido demais, você engole ar e isso pode causar gases e dor.
3. Menos café nas refeições
A cafeína e o tanino – substância abundante no chá – interferem na absorção de ferro pelo intestino. A deficiência de ferro pode provocar cansaço, falta de energia e maior suscetibilidade a infecções.
Reduzir o consumo de chá, café e refrigerantes do tipo cola durante as refeições ajuda a elevar as reservas de ferro. Além disso, a vitamina C aumenta a absorção do ferro contido nos alimentos. Assim, recomenda-se consumir suco (em pequena quantidade durante as refeições) ou frutas e hortaliças com alimentos ricos em ferro (como carne vermelha magra ou espinafre).