Não se desespere: marcas de água nos móveis de madeira realmente são difíceis de remover, mas nada é impossível nessa vida. Confira dicas!
Você dá aquela festa em casa, com tudo organizado, inclusive com muitos porta-copos à disposição, mas sempre tem aquele indivíduo que coloca a taça de vinho ou a tulipa de cerveja bem em cima de seus amados móveis de madeira. Na hora de arrumar as coisas, lá está ela: a temível marca de água. Confira algumas dicas para se livrar desse problema!
Difíceis de resolver, mas possíveis
Não se desespere: marcas de água são difíceis de remover, mas nada é impossível nessa vida. Se a mancha for preta, mais antiga (ou seja, já penetrou no acabamento), só pode ser removida descolorindo a madeira, o que dificulta um pouco a situação. Mas, se ela for branca, afetando apenas a superfície, você tem algumas alternativas, veja só:
- Esfregue gentilmente a mancha com um pano umedecido com polidor de metais ou um removedor de manchas especial, acompanhando os veios da madeira.
- Esfregue a área manchada com um pano limpo e aplique verniz para madeira em toda a superfície.
Se estas táticas não funcionarem, tente estas aqui:
- Aplique uma fina camada de maionese na madeira e deixe agir por uma hora.
- Aplique vaselina e deixe por um dia.
- Aplique azeite de oliva usando palha de aço superfina.
- Prepare uma mistura com partes iguais de vinagre, óleo de linhaça fervido e terebintina (um tipo de resina). Aplique com um pano macio.
Se esses truques não funcionarem em seus móveis de madeira, a melhor forma de ter o seu sofá com o aspecto que tinha antes é chamar um profissional de restauração.. e, infelizmente, pagar por isso.