A maioria das ervas pode ser cultivada em pequenos espaços, sem grandes complicações. Confira algumas excelentes opções para sua saúde e bem-estar.
Julia Monsores | 19 de Janeiro de 2020 às 17:00
A maioria das ervas pode ser cultivada em pequenos espaços, sem grandes complicações. Para isso, você vai precisar de potes, que devem ter um terço da altura das plantas. Uma mistura adequada para colocar plantas em vaso é constituída de partes iguais de terra vegetal esterilizada e areia grossa. Se possível, acrescente um pouco de estrume bem curtido.
Quando as ervas de adaptarem ao recipiente, só vão precisar de rega ao estarem secas. Para alimentá-las, acrescente fertilizante líquido balanceado à terra mais ou menos uma vez por mês.
Elas são boas opções para chás, temperos, perfumes e até tinturas. Confira algumas ervas populares que você pode ter em casa.
Existem vários tipos: com perfume de cânfora, limão e tangerina. Propaga-se por divisão de touceiras ou estaquia, na primavera ou no outono. Disponha as plantas com um metro de distância entre si, em sol pleno e num solo comum bem drenado. Desbaste na primavera.
As folhas secas são utilizadas como um eficaz repelente de traças.
O alecrim necessita de muito sol e de solo arenoso e calcário. Pode-o após a floração, para evitar que se torne muito comprido. Propaga-se por estaquia ou mergulho.
É um tempero para pratos de carne e frango, também usado em grinaldas e coroas de flores.
Semear na primavera em terra fofa, bem drenada e seca. Mudas finas com espaço de 10 cm entre as sementes. A erva-doce precisa de 130 dias sem geada para produzir sementes completamente maduras.
As ervas aromáticas são usadas na culinária, em sachês e remédios simples.
São muitas espécies e variedades de hortelã, sendo que a hortelã-pimenta e a hortelã-verde são as mais comuns. As hortelãs desenvolvem-se ao sol ou em sombra parcial, e requerem solo enriquecido e regas regulares. Propaga-se com rapidez, a não ser quando as raízes encontram barreiras no solo.
Muitas vezes é usada como acompanhamento de carne de carneiro ou pepino, ou incluída em bebidas geladas ou chás refrescantes.
A salsa de folhas crespas é usada popularmente na decoração de pratos, porém a de folhas lisas (italianas) tem mais sabor. As duas gostam de solo rico, bem drenado e pleno sol, ou sombra parcial. A geminação é lenta. Seja paciente e conserve o solo úmido. Plante a intervalos de 20 cm.
Um dos temperos mais utilizados na culinária brasileira, é um complemento saboroso para saladas e molhos. O chá de salsa é um tônico saudável.