Aprenda como fazer slime de forma simples e com ingredientes comuns que você encontra em sua casa. É diversão garantida para crianças e adultos.
Você já deve ter ouvido falar das famosas “gelecas”, que foram febre nos anos 90. Eram massinhas pegajosas e moles, vendidas em diversas cores. Pois adivinhe só quem está de volta, e com força total? Elas mesmas, agora com o nome de slime!
Essa pode ser uma opção para entreter a criançada, principalmente quando a criança faz o seu próprio slime.
O slime é produzido a partir de materiais bem simples, que podem ser encontrados em casa. Para os pais, pode ser uma ferramenta útil não apenas para o entretenimento, como também para a educação.
Veja também: conheça 6 maneiras divertidas de fazer arte com as crianças
Mas os adultos também se beneficiam: o slime pode ajudá-los a relaxar. Existem dezenas de vídeos na internet que mostram pessoas manipulando a massa com o intuito de aliviar o estresse. Esses vídeos, chamados ASMR (sigla em inglês para Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano), prometem diminuir a tensão com movimentos leves que causam sensações prazerosas no espectador.
Como fazer slime em casa
A boa notícia para quem se interessou em como fazer slime é que produzi-los em casa é superbarato. Para fazer a base da massa, você só precisa de:
- Cola branca, de isopor ou de silicone
- Água boricada
- Bicarbonato de sódio
- Creme de barbear
- Um recipiente largo, como uma bacia
Siga os passos:
1. Acrescente água boricada com bicarbonato em um copo e mexa até as bolhas sumirem.
2. Em seguida, misture com a cola na bacia e mexa bastante. Quanto mais tempo mexer, mais firme a massa ficará. Atenção para as quantidades: quanto mais cola você incluir, maior será a massa do slime. O creme de barbear serve para deixar a massa final mais fofa. Procure usar uma quantidade um pouco maior do que a cola utilizada.
3. Com tudo junto e misturado, basta mexer bastante – muito mesmo – para alcançar a consistência de slime.
Pronto! Apenas com os ingredientes acima, você conseguirá chegar à massa principal. Porém, é possível incrementar a receita e deixar o slime decorado de diversas formas. Com o resultado final, você pode pensar até em abrir um negócio e vender slimes caseiros personalizados!
ATENÇÃO: É importante evitar o contato do slime com os olhos. Além disso ele nunca deve ser ingerido.
Fazer slime caseiro é simples e fácil (Foto: OryGonian/iStock)
Receita de slime com glitter
Quer saber como fazer slime com glitter, uma das (muitas) variações da receita? Para isso, você precisará de:
- Cola de isopor ou de silicone (transparentes)
- 1 frasco de água boricada
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
- Dois potes pequenos de glitter à sua escolha
- Corante à sua escolha
- 1 bacia média
Siga os passos:
1. Junte toda a água boricada do frasco com 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Misture à parte em um copo até que o líquido pare de borbulhar.
2. Na bacia, despeje toda a cola de isopor ou de silicone dos frascos. Se preferir, corte o topo dos tubos e utilize uma colher para trazer toda a cola para a bacia. Adicione o corante e misture até espalhar bem.
3. Em seguida, quando alcançar uma mistura quase homogênea, adicione o glitter e misture mais uma vez.
4. Quando a mistura atingir novamente uma aparência consistente, adicione a solução de bicarbonato de sódio com água boricada que você reservou anteriormente. Misture por mais algum tempo até observar que a massa adquiriu uma certa consistência.
5. Por fim, remova o excesso de líquido e tinta da massa. Para isso, tire a mistura da bacia e passe para um prato. Mexa e aperte algumas vezes para que ela perca os excessos. Lave sob água corrente fria e deixe secar. A massa terá adquirido uma consistência fibrosa e não absorverá mais líquidos.
E acabou! Seu slime está pronto para divertir todo mundo!
Que tal produzi-lo com seus filhos? É uma ótima atividade para o fim de semana. Boa diversão!