Pode não parecer, mas a escassez de água é um problema grave. Confira como falar com seus filhos sobre a importância de economizar água!
Com as mudanças que o aquecimento global está causando no clima da Terra, atualmente podemos observar uma frequência maior de eventos climáticos extremos. Tais como tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões etc.
No Brasil, a falta de chuvas tem causado sérios problemas no fornecimento de água para a população. Em alguns casos, os reservatórios hídricos têm funcionado com menos de 10% de sua capacidade. O desabastecimento de água ocorrido este ano em São Paulo, a mais importante capital do país, é o melhor exemplo do tamanho do problema.
Campanhas de esclarecimento para economizar água têm sido veiculadas pelos diversos meios de comunicação e muitas escolas incluíram o tema em seu currículo. Porém, a verdade é que a população ainda não tem o hábito de poupar. E isso se deve a falta de noção do real tamanho do problema. Por isso, é importante que a questão seja discutida com seus filhos desde cedo.
Ensinando a economizar água desde cedo
Aliás, não custa lembrar que os hábitos adquiridos na infância são os que mais se preservam. Os pais, portanto, precisam ajudar os filhos a desenvolver bons hábitos, formando assim cidadãos mais responsáveis.
Em relação à água, as crianças precisam saber que, embora a quantidade de água que vemos à nossa volta (rios, lagos, mar), a cada dia ela se torna mais escassa, e que o desperdício é responsável por boa parte do problema. Ensine a seus filhos procedimentos simples como não deixar a torneira aberta sem motivos (enquanto escova os dentes, por exemplo), usar uma caneca para escovar os dentes, não brincar com a água ao lavar as mãos nem se demorar no banho.
Lembre-se de que, enquanto se ensaboa as mãos ou o corpo ou se passa o shampoo no cabelo, é preciso manter a torneira ou o chuveiro fechados e só abri-los para se enxaguar.
E muito importante: não se esqueça de que uma criança aprende mais pelo exemplo do que pelas palavras. Portanto, faça a sua parte, pois você é o melhor exemplo para seus filhos.