Você e sua família decidiram que chegou o momento de vender sua casa. Para facilitar um pouco sua vida, nós separamos 11 dicas. Confira!
Julia Monsores | 17 de Maio de 2020 às 19:00
Você e sua família decidiram que chegou o momento de vender sua casa. Essa, sem dúvidas, é uma decisão muito importante. Mas é bem provável que o processo acabe sendo um pouco trabalhoso e demorado. Por isso, para facilitar um pouco sua vida, nós separamos 11 dicas. Confira!
Se você quer vender sua casa, você precisa pensar nela como um produto. Por isso, para ser competitiva, ela deve estar com o preço correto e com uma aparência melhor do que imóveis similares no bairro.
Compradores decidem ou não comprar uma casa em questão de minutos. Por isso, um comprador em potencial precisa visualizar os pertences dele no espaço. Assim, removendo artigos de uso pessoal, como as suas fotografias, fica mais fácil alguém imaginar as suas próprias coisas ali.
Quando vender a sua casa, você vai ter de empacotar os seus pertences e se mudar, então comece já – antes que alguém venha olhá-la. Retirar parte dos móveis fará o espaço parecer maior. Sem algumas peças em cada cômodo, faça uma nova arrumação, mais elegante, com o que restou.
Não deixe objetos desnecessários em cima de mesas, escrivaninhas e prateleiras. Mantenha objetos de decoração restritos a grupos de um, três ou cinco itens – grupos de número ímpar sempre ficam melhores.
Além disso, simplifique paredes carregadas demais, retirando e rearrumando quadros. Se você precisar de lugar para armazenar tudo o que tirou, alugue espaço num guarda-móveis.
Deixe a cozinha arrumada guardando engenhocas e aparelhos que você normalmente mantém em bancadas externas, como liquidificadores ou processadores de alimentos. Você quer que as pessoas achem que há lugar bastante para todo eletrodoméstico necessário. Além disso, remova bilhetes e ímãs da geladeira.
Tire quaisquer artigos desnecessários de cima das prateleiras. Deixe apenas artigos de higiene pessoal essenciais, de preferência dentro do armário.
Se tudo estiver entulhado e as portas não fecharem, um comprador achará que não há espaço suficiente para guardar as coisas. Assim, retire e embale roupas que você não usa nunca e pendure peças que estejam jogadas por cima das cadeiras. Confira outras dicas para deixar seu guarda-roupa arrumado aqui!
Limpe paredes, carpetes e cortinas, se necessário. Preencha buracos e rachaduras em paredes e aplique uma camada de tinta fresca onde for necessário – lembre-se de que tintas de cor neutra, como bege e creme, combinadas com um remate branco brilhante, dão uma aparência clássica e espaçosa a qualquer cômodo. Se alguma coisa estiver enferrujada ou velha, além de limpar ou reformar, substitua.
Se você tem cômodos que não usa, ajude os compradores a verem como poderiam decorá-los. Assim, uma boa dica é criar um home office. Coloque uma mesa de trabalho com um computador – mesmo que você precise pegar um emprestado.
Se você está vendendo a sua casa, algo que seguramente impressionará o comprador é o quanto ela é clara, arejada e espaçosa. Por isso, eis aqui alguns segredos que ajudarão a reforçar essa impressão:
Truques como passar um café fresquinho ou assar um pão no forno podem não impressionar um comprador. Flores lindas e perfumadas, no entanto, talvez sejam uma boa pedida. Além disso, tinta fresca e limpa em todos os cômodos dá a impressão de uma propriedade asseada, bem conservada e desejável.
Coloque-se no vão da porta de cada cômodo e analise o interior. A seguir, vá
até o centro de cada um e olhe outra vez à sua volta. É isso que um comprador em potencial fará, então certifique-se de que todos os cômodos estejam em bom estado e agradáveis.