Para aproveitar melhor a hora da lavagem de roupa em casa, siga algumas dicas fáceis e práticas do guia definitivo que preparamos para facilitar a tarefa!
Lavar não é apenas manter as roupas limpas. Panos de prato, toalhas de banho e de mesa e roupas de cama também precisam de atenção. No caso de colchas, edredons e travesseiros, isso não envolve necessariamente lavar com frequência – arejar, sacudir e virar regularmente também são cuidados importantes. Confira este superguia que vai te ajudar a ter como resultado uma lavagem de roupa de sucesso:
Roupas de banho, mesa e cozinha
Lave regularmente as toalhas de banho e de mesa e os panos de prato. Se possível, seque-os ao sol.
- Antes de usá-las, mergulhe as toalhas novas numa pia com água e um punhado de bicarbonato de sódio, depois lave como de costume, adicionando 1 xícara de vinagre no enxágue final. Isso amacia as fibras dos tecidos e remove substâncias químicas usadas na fabricação.
- Lave todas as toalhas de banho com frequência, pois tecidos úmidos são terreno fértil para bactérias.
- Com o intuito de afofar e manter a maciez das fibras, sacuda a toalha lavada antes de pendurá-la e quando estiver seca.
- Deixe os panos de prato sujos de molho durante a noite numa solução de 2 colheres (sopa) de cremor de tártaro por litro de água fervente, depois lave-os como de costume.
- Para remover a gordura dos panos de prato e desinfetá-los, adicione 2 colheres (sopa) de bórax à água da lavagem.
- Deixe as toalhas de mesa brancas de molho durante a noite num tanque de água com 1 xícara de cremor de tártaro, e então lave.
- Com a finalidade de remover a cera de velas da toalha de mesa, passe um cubo de gelo sobre a cera, depois raspe. Molhe o resíduo com óleo de eucalipto e lave. Outra opção é colocar a toalha no freezer e depois molhar com óleo de eucalipto e lavar.
Cuide dos cobertores
✔ Deixe de molho, por 20 minutos, um cobertor muito sujo que não seja de lã, em seguida lave-o em um ciclo delicado em água morna.
✔ Lave delicadamente um cobertor de lã no ciclo de lã na máquina ou à mão (de preferência), usando água morna, jamais quente.
✔ Aperte suavemente o cobertor lavado, em seguida enrole-o em toalhas para remover o excesso de água. Seque na horizontal ou estendido sobre várias cordas no varal.
✘ Para evitar emaranhar as fibras da lã (como feltro), não esfregue ou torça o cobertor.
✘ Não seque cobertores de lã na centrífuga já que eles podem ficar danificados.
Lavagem de roupa de cama
Lençóis, fronhas e protetores de edredom devem ser lavados todas as semanas. Artigos mais pesados – como travesseiros, cobertores e edredons – também podem ser lavados quando necessário.
- Lave na máquina lençóis, fronhas, protetores de edredom e colchão, e seque-os no varal, se possível.
- Os travesseiros de poliéster, espuma e penas são laváveis, mas certifique-se de que estão bem secos antes de usá-los. Areje-os com regularidade entre as lavagens para que não fiquem úmidos.
- Dependendo do tamanho, os travesseiros podem ser lavados na máquina, no ciclo delicado, morno, com centrífuga reduzida.
- Você também pode lavar os travesseiros à mão em água e sabão ou com sabão líquido para lã. Enxágue várias vezes e seque à sombra e ao ar livre, na horizontal, virando e sacudindo com frequência.
- Areje os edredons ao ar livre uma vez por semana.
- A maioria dos edredons – quer seus enchimentos sejam de penas, poliéster, algodão, lã ou uma combinação destes – pode entrar na lavagem de roupa. Verifique as instruções na etiqueta.
- Para lavar um edredom, mergulhe-o em água morna com sabão (ou use um líquido para lavar lã) no tanque. Enxágue bem.
- É melhor não torcer, nem secar na centrífuga ou pendurar o edredom no varal. Com o fim de manter seu enchimento uniforme, esprema o máximo de água que puder e seque-o esticado na grama (ou sobre um lençol velho), alternando os lados e sacudindo com frequência.
Se você sacudir e dobrar as roupas de cama quando as retirar do varal, elas não precisarão ser passadas a ferro.
Removedor de manchas
Experimente uma destas opções mais suaves de alvejantes. Confira também outras dicas úteis para remover manchas de roupa com facilidade.
- O suco de limão pode remover manchas resistentes, até mesmo a ferrugem. E lembre-se de que o sol pode, da mesma forma, alvejar e realçar as roupas brancas.
- O peróxido de hidrogênio se decompõe em oxigênio e água, e além disso é um alvejante mais suave que o cloro. Pode ser usado com moderação na maioria dos tecidos.
- Para remover manchas de batom em guardanapos e colarinhos, pincele com óleo de eucalipto até que desapareçam, depois lave.
- Remova as manchas amareladas das toalhas de mesa guardadas esfregando-as com uma pasta de bicarbonato de sódio e suco de limão antes de lavar.
- Esfregue as manchas de molho de tomate com uma esponja e água fria, seguida por um pouco de glicerina vegetal. Deixe por meia hora, e depois lave a peça.
Sabão de eucalipto para lã
Esta receita simples é ideal para lavar cobertores, colchas e travesseiros. O óleo de eucalipto ajuda a manter a lã macia e também repele traças.
- 2 xícaras de flocos de sabão
- 1⁄2 xícara de álcool desnaturado
- 25 ml de óleo de eucalipto
- Ponha os ingredientes num pote de boca larga e agite bem.
- Use 2 colheres (sopa) de líquido por litro de água morna, depois enxágue.
Brancos mais vivos
Em vez de comprar produtos de lavanderia com alvejantes, experimente estas dicas durante a lavagem de roupa. Dessa maneira você conseguirá reavivar o branco de suas roupas:
- Adicione 1 xícara de álcool metílico e 1 de amoníaco à água de lavar para ajudar a dissolver e suspender a
sujeira assentada.
- Adicione 1⁄2 xícara de bórax à lavagem da máquina. O bórax é ativado somente em temperaturas acima de
60º C, assim deve ser usado em água quente.
- Use anil no último enxágue para alvejar suas roupas. Feito do pigmento índigo, o anil cria uma ilusão de
óptica que faz os tecidos brancos parecerem mais brancos.
- Realizar a lavagem de roupa de cama branca com toalhas azul-escuras resultará em um efeito semelhante ao do anil.