Sim, é possível ter cachorro em apartamento. Segundo dados do IBGE, inclusive, o número de cães já supera o de filhos pequenos nos lares brasileiros.
Douglas Ferreira e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 27 de Setembro de 2019 às 12:00
Sim, é super possível ter cachorro em apartamento! Segundo dados do IBGE, o número de cães já supera o de filhos pequenos nos lares brasileiros. Porém, é de extrema importância que o bichinho tenha o espaço dele e que o tutor leve-o para passear diariamente, para gastar energia e também se exercitar.
Independentemente do tamanho do apartamento, essa é uma atividade muito importante para o seu cachorro. Também é necessário avaliar o espaço do ambiente, pois não é ideal ter um pet de grande porte em um kitnet. Mas sabemos que necessidades acontecem e tá tudo bem se ele for tratado com muito amor e tiver uma rotina diária de passeios em sua rotina.
Leia também: 17 dicas incríveis para entender melhor seu cachorro!
Contudo, sabemos que para criar seu bichinho em um ambiente menor, é preciso tomar alguns cuidados específicos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a criar o seu cachorro em apartamento. Confira a seguir!
Já que vão dividir espaço, seu animal precisa estar saudável. Não deixe de acompanhar a saúde do seu bichinho.
É indispensável ter um ambiente próprio para a urina e as fezes do animal. Tenha um local específico no apartamento para as necessidades do cão.
Os cachorros adoram tomar sol. Permita o acesso do seu cachorro a um ambiente com iluminação natural.
Como seu cachorro vai passar a maior parte do tempo em casa, é indicado que existam objetos de interação no ambiente para o animal se entreter, como brinquedos espalhados pelo apartamento.
Para quem tem bichinhos em casa, atividades como varrer a casa, aspirar e passar pano são indispensáveis. Ao recolher as fezes e xixi do animal, use um pano com álcool ou desinfetante.
Desde o primeiro dia no apartamento, deixe claro para o animal qual será o local para as necessidades. A partir daí, quando ele acertar o local, ofereça um petisco e um carinho como reforço positivo. Quando o bichinho errar, leve-o até o local certo para reforçar o aprendizado.
Um cachorro em apartamento deve tomar banho, em média, uma vez por semana — dependendo da raça. É recomendado também manter a cama do animal sempre limpa.
Seu bichinho precisa de atenção, carinho e brincadeiras. Aproveite a companhia seu melhor amigo da melhor forma!
Evite problemas com vizinhos. Por isso, fique atento às regras do condomínio. Não deixe seu cão solto em áreas comuns, mantenha os ambientes limpos e evite multas.
Ambientes menores costumam ficar com o cheiro característico do cão. Para resolver o problema, dilua 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco em 1 litro de água e passe com um pano no chão. O vinagre é um poderoso aliado na hora de eliminar odores.
Agora que você já sabe 15 dicas de como criar cachorro em apartamento, confira como escolher a caminha ideal para o seu pet!
Projeto de lei propõe pensão alimentícia para animais de estimação
Saiba por que é importante cortar as unhas do seu cachorro
Cachorros podem ter depressão; saiba como ajudar
15 curiosidades sobre os cachorros que você não sabia
Cama para pet: como escolher a ideal para o seu
Quais vacinas todo cachorro tem que tomar?