O consumo consciente pode trazer benefícios não só para o meio ambiente, mas também para nós. Veja como economizar mudando seus hábitos de consumo.
Nós, seres humanos, somos abundantes produtores de lixo. Em meio a folhetos, embalagens, anúncios, alimentos e roupas, os resíduos são uma parte imensa da vida. Porém, é possível diminuir a quantidade de lixo sem alterar totalmente os nossos costumes diários. Bastará apenas algumas adaptações, veja quais:
Na hora de comprar
Escolha com cuidado onde faz as compras. Comprar pela Internet significa muito material de embalagem (roupas, sapatos etc.). Portanto, quando comprar on-line, prefira adquirir tudo ao mesmo tempo, para diminuir o número de embalagens.
Quando for comprar mantimentos, leve uma sacola de tecido. Além disso, compre mais quantidade de uma vez só. Mas evite ir às compras todo dia ou toda semana, procure comprar a maior quantidade que possa usar sem estragar e depois divida o conteúdo em recipientes reutilizáveis.
Na hora de pagar
Pague eletronicamente. Na maioria das lojas, o cliente pode optar por não imprimir sua via do comprovante. Inclusive, no Brasil, a maioria dos estados já aderiu ao sistema de nota fiscal do consumidor eletrônica; em que o consumidor pode optar por receber a nota fiscal em seu e-mail ou fazer consultas on-line.
Na hora de cozinhar
Guarde as pontas dos legumes, os talos das verduras e os ossos de carnes, aves e peixes para fazer caldo. Além disso, compre beterraba e cenoura com rama, pois as folhas podem ser refogadas. Planeje as refeições e liste todos os itens que tiver de comprar para o cardápio da semana, inclusive temperos, acompanhamentos, café e até vinho. Desse modo, no final da semana ou do mês você não vai jogar fora comida estragada e não consumida.
Na hora de se vestir
No caso das roupas, compre menos e com melhor qualidade, e aprenda a executar pequenos consertos. Cerzir meias e remendar casacos vai reduzir o número de itens que você normalmente jogaria fora.
Para evitar descartar peças que acabaram desbotando ou manchando, tenha cuidado ao lavá-las. Assim, as roupas durarão mais! A antiga regra de separar as peças brancas, escuras e coloridas ainda é válida. Lave calças jeans pelo avesso para manter a cor vibrante. Já as roupas de baixo devem ser lavadas à mão para que durem mais, pois a agitação da máquina de lavar pode danificar sutiãs e outros itens delicados.
Recicle as roupas puídas. Transforme em panos de limpeza para a faxina da casa peças velhas demais para serem usadas ou doadas.