Saiba como controlar a pele muito oleosa com dicas super simples e receitas caseiras, tanto para mulheres como para homens. Confira!
Thaís Garcez | 28 de Março de 2020 às 16:00
Para começar, uma boa notícia: pessoas com a pele muito oleosa tendem a desenvolver menos rugas com o passar dos anos. Agora, a má notícia é que esse tipo de pele tende a desenvolver manchas. Mas ainda temos uma notícia espetacular! A oleosidade da pele pode ser controlada com misturas simples, fáceis e baratas, manipuladas na sua cozinha. Certamente esses cuidados irão te ajudar; confira!
Uma pele brilhante pode ser um desafio do ponto de vista cosmético, mas certamente não é uma urgência médica. Portanto, se apresentar erupções intensas de acne, porém, consulte um dermatologista.
Leia também: 10 dicas que você precisa conhecer para ter uma pele saudável
Adicionar óleo à alimentação para combater a oleosidade da pele talvez não pareça um conselho confiável, mas acredite, funciona – desde que seja o tipo certo. O óleo de linhaça tem alto teor de ácidos graxos essenciais, o que melhora diversas condições da pele, entre as quais a oleosidade. Esse óleo altamente perecível é encontrado no setor de refrigerados das lojas de produtos medicinais. Adquira o óleo prensado a frio comercializado em recipientes opacos e guarde-o na geladeira. Você também pode triturar uma colher de sopa de linhaça num moedor de café limpo e adicionar a cereais, iogurte, saladas ou outros alimentos do dia a dia. Você vai consumir o saudável ácido ômega-3 e obter um fantástico reforço de fibras.
Depois de lavar o rosto, embeba um disco de algodão em hamamélis destilada e espalhe por todo o rosto. Use duas vezes ao dia durante duas a três semanas. Após a terceira semana, aplique uma vez ao dia. A hamamélis contém taninos, cujo efeito adstringente, induz à contração dos poros, que, por isso, liberam menos oleosidade. Além disso, a água termal também é uma ótima aliada da pele oleosa, conheça seu poder hidratante.
Perfeita para pele muito oleosa, esta receita de esfoliante com aveia absorve a oleosidade e remove as células mortas. Num moedor de café limpo, coloque duas colheres de sopa de flocos de aveia seca (não use as formas instantâneas ou com sabor), em seguida umedeça o pó com hamamélis em quantidade suficiente para formar uma pasta. Com a ponta dos dedos, massageie a pele suavemente com esta pasta, em seguida enxágue com água morna.
Esta mistura aromática age duplamente como pós-barba ou adstringente estimulante. Ela elimina a oleosidade da pele e ajuda a combater marcas.
1. Coloque as folhas de louro num vidro limpo de boca larga com capacidade para 470 ml.
2. Adicione os cravos-da-índia, a pimenta-da-jamaica e o gengibre.
3. Logo depois, adicione rum escuro o quanto baste para cobrir os condimentos e as folhas de louro em alguns centímetros.
4. Feche bem e coloque a garrafa na despensa por quatro semanas. De vez em quando agite a garrafa.
5. Por fim, coe e despeje o adstringente numa garrafa limpa.
Camomila e sálvia são altamente ricas em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, a sálvia é um adstringente brando. A adição de vodca à mistura ajuda a secar a oleosidade da pele e preserva a tonicidade.
1. Ferva a água e adicione os saquinhos de chá de camomila e a sálvia. Retire do fogo. Cubra e deixe em infusão por quatro horas. Coe.
2. Logo depois, encha um vidro com capacidade para 470 ml com metade do chá.
3. Complete o vidro com a vodca. Por fim, tampe e agite bem. Para usar, embeba discos de algodão no tônico e espalhe pelo rosto depois da limpeza uma vez ao dia.
Por fim, confira também essas 13 dicas para cuidar da pele no inverno!