Veja 8 dicas para evitar machucados na hora da limpeza e como fazer suas facas durarem mais.
Redação | 27 de Março de 2018 às 12:00
Os utensílios modernos de cozinha são feitos de plástico, metal ou madeira. Enquanto peças de plástico podem ser colocadas na máquina de lavar, partes de madeira e metal precisam de cuidados especiais. O que não pode entrar na máquina deve ser lavado imediatamente após o uso com água e detergente. Com as facas, o cuidado deve ser redobrado.
Veja como evitar machucados e cortes na hora da limpeza e os cuidados necessários paras as facas durarem mais:
Tentar usar uma faca sem fio pode causar acidentes, por isso amole as facas com frequência. Caso você não tenha um amolador (também chamado de afiador) em casa, pode procurar um amolador de facas profissional em sua cidade.
Outra alternativa é usar a base não vitrificada (áspera) de uma xícara de porcelana como amolador caseiro. Para isso você precisa apenas molhar a lâmina de sua faca e passá-la totalmente, com cuidado, no fundo da caneca algumas vezes.
Facas cortam melhor se você aquecer o cabo antes do uso.
As facas de boa qualidade devem ser usadas somente para cortar alimentos. Reserve algumas de baixa qualidade para as outras atividades, como abrir embalagens.
Não corte alimentos congelados, ossos ou cascas duras de pão com facas de cerâmica.
Como apoio para corte, use uma tábua de madeira ou de plástico. As de vidro, metal ou pedra não são indicadas e podem causar acidentes.
Para proteger a lâmina e evitar cortes nas mãos, guarde as facas em um cepo de facas, penduradas em um ímã ou em uma bolsa de vinil.
Para proteger-se contra pontas especialmente afiadas, espete a ponta da faca em uma rolha.
Resíduos grudados podem ser removidos com uma escovinha ou com uma rolha banhada em sal.