Confira dicas simples para criar um ponto focal e transformar ambientes sem graça e dar vida à sua decoração.
Douglas Ferreira | 31 de Outubro de 2020 às 16:00
O ponto focal de um cômodo é o primeiro elemento visual que atrai o olhar. Criar pontos focais é importante para dar vida ao ambiente e não deixá-lo sem graça, desorganizado e parecendo incompleto, apesar do estilo e da qualidade da decoração.
Para dar graça a um ambiente sem foco, uma solução rápida e barata é usar o que você já tem. Escolha o foco lógico de atenção e vasculhe seus armários em busca de algo que você possa ter guardado e esquecido. Abaixo nós separamos algumas dicas que podem ajudá-lo!
Primeiramente, livre-se da bagunça. Dessa forma, você tem mais chance de atrair o olhar para um ponto focal: lembre-se de que menos é mais. Por exemplo, alterne a exposição de suas coleções em vez de exibir todos os seus itens ao mesmo tempo.
Almofadas de cores vivas ou uma colcha colorida podem dar um grande impacto a uma cama “apagada” ou sofá sem graça. Confira aqui 27 ideias de como usar almofadas na decoração.
Emoldure um bonito lenço de seda ou um xale de renda que você não usa há anos e pendure a moldura na parede atrás da cama.
Se a sua cômoda não atrai o olhar, use sobras de tinta, spray ou papel de parede para resolver isso. Pendure um espelho grande na parede ao lado e disponha objetos coloridos sobre ela.
Espelhos são uma ótima forma de criar pontos focais, ampliar o ambiente e deixá-lo mais iluminado. Antes de escolher um modelo e formato, tire uma foto do seu ambiente e leve com você no dia que for comprar o espelho. Tente imaginar o espelho x e o espelho y naquele seu ambiente. Ter uma referência visual vai ajudá-lo a escolher melhor.
6. Pense no que você coloca na porta da geladeira
Você lembra como eram as geladeiras antigamente? Hoje, parece que elas têm mais ímãs do que o número de pernas de uma centopeia. Embora em algumas casas a geladeira vire um grande painel coberto de papéis de recados, fotos, cardápios e propagandas de comércio local, ela vai se beneficiar bastante com uma limpeza. E por que não fazer seus próprios ímãs de geladeira? Você precisa apenas de cola quente para grudar pequenos ímãs, vendidos em lojas de ferragens, em objetos bonitos que você tem em casa mas não usa, tais como: conchinhas, brincos sem par, broches antigos, pedras coloridas ou botões diferentes.
Não precisa ser nada caro, hoje em dia você encontra quadros de MDF que com uma boa moldura pode dar um toque todo especial ao seu ambiente.