Um ambiente bem iluminado pode fazer toda a diferença na casa. Mas, antes de sair à procura de lustres e novas luminárias, que tal renovar o abajur que Dê mais luz a ambientes da casa com a ajuda de luminárias redecoradas ou novos suportes de velas. As técnicas são muito simples. Confira!
Redação | 17 de Outubro de 2018 às 20:00
Um ambiente bem iluminado pode fazer toda a diferença na casa. Mas, antes de sair à procura de lustres e novas luminárias, que tal renovar o abajur que você tem em casa? Além de pontos de luz elétrica pela casa, velas também podem ser uma boa maneira de iluminar pequenos espaços. Com essas ideias para renovar a base de antigos abajures e reaproveitar objetos como suporte de velas, você terá mais mais cor e luz nos cômodos da sua casa. Confira!
As luminárias muitas vezes devem sua beleza mais ao formato da cúpula do que à luz que projetam. Você sabia que pode pintar uma cúpula de tecido com spray e dar a ela uma nova aparência? E nem vai precisar comprar tinta nova se tiver à mão tinta para artesanato ou um resto de tinta à base de água:
Você sabia que existem vários tipos de lâmpadas? Então veja as mais indicadas e econômicas para cada ambiente.
Imagine um lindo vaso de flores feito de cerâmica iluminando sua sala de visitas. Pois saiba que é relativamente simples transformar quase todos os recipientes que não sejam muito frágeis, grandes ou pequenos, em uma base de abajur exclusiva. A maioria deles precisa de um furo na base ou na lateral para a entrada do fio. Mas, se não tiver experiência com instalações elétricas, é recomendável levar o objeto escolhido a uma loja de material elétrico e pedir ajuda. Você pode aproveitar as peças de outra luminária velha para não ter despesas. Porém, é provável que precise gastar alguma quantia, mas, comparado a uma peça nova e exclusiva, você pode se surpreender com quanto é possível economizar ao criar a própria luminária. Bases maravilhosas podem ser reaproveitadas a partir de velhos:
Transforme velas simples em belezas botânicas realmente especiais usando flores e cola. Escolha flores pequenas e de superfície plana, como a violeta, o amor-perfeito e a capuchinha, e coloque-as sob um livro pesado por algumas horas. Achate do mesmo jeito um punhado de grama, talos de samambaia, folhas e pétalas. Por fim, cole esse material na metade inferior da vela. Porém, caso não vá usá-la imediatamente, mergulhe o material em parafina dissolvida em banho-maria. Uma fina camada de parafina protegerá os vegetais e preservará suas cores.
A beleza da cera de abelha
Velas de cera de abelha podem ser caras. Caso você tenha algumas velas comuns ainda sem uso, pode fazer com que elas adquiram uma linda aparência embrulhando-as em uma folha de cera de abelha. Em lojas de artigos para artesanato é possível encontrar essas folhas em texturas lisas ou em forma de colmeia. Corte um retângulo equivalente à altura e à circunferência da vela com um estilete. Em seguida, use um secador de cabelos para amolecer a cera de abelha da folha até torná-la maleável. Por fim, embrulhe a vela.
Se você possui muitas velas mas não tem suportes suficientes nos quais colocá-las, procure-os entre seus objetos de vidro de boa qualidade. Busque também entre itens mais comuns, como potes de geleia, vidros herméticos com tampa, copos lisos e desenhados.
Uma mistura de bonitos copos com velas vai dar origem a um arranjo interessante sobre uma mesa ou estante. Duas ou três taças de vinho e água, por exemplo, podem funcionar como elegantes suportes para velas numa mesa de jantar formal. Ponha pequenas velas flutuantes em copos para coquetéis com cerca de 2/3 de água. Velas maiores podem ser apoiadas dentro de copos comuns.
Qualquer ambiente pode ser transformado com um novo ponto de luz. Muitas vezes, apenas uma luminária para leitura consegue dar beleza ao ambiente sem perder sua utilidade. Então, garimpe antigos objetos em casa e quem sabe você não consegue encontrar uma nova base para velas ou abajures? Solte a criatividade.
Por Thaís Garcez