Quem vai assistir aos jogos da Copa do Mundo em casa tem a oportunidade perfeita para reunir amigos e parentes. Descubra como planejar a melhor festa.
Algumas pessoas são naturalmente festeiras e sabem receber como ninguém. Fazem a alegria transbordar em qualquer reunião. Se você é uma dessas pessoas e está superanimada com a Copa do Mundo, preparando uma festa em casa, confira alguns segredos para tornar a comemoração perfeita!
Festejando a Copa do Mundo
De quatro em quatro anos a Copa do Mundo nos permite unir duas paixões dos brasileiros: futebol e festa. É a desculpa perfeita para fazer vários encontros legais em casa e para reunir amigos e familiares, pois nos jogos da Copa, todo mundo esquece do seu time e torce por um time só! Então, nada de cordões de isolamento para separar as torcidas, ok? O momento é de união!
Esse ano a Copa é na Rússia. Alguns brasileiros sortudos estarão nos estádios na Rússia torcendo pelo nosso querido Canarinho pistola, mas a maioria estará aqui no Brasil mesmo vibrando energicamente com cada jogada. Mas a verdade é que a grande maioria vai estar mesmo é em casa, se apertando na frente da TV. E já que é assim, por que não aproveitar e fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos?
O objetivo é ver os jogos bem à vontade, mas não é por isso que o evento em casa não vai ser planejado com cuidado, certo? Com capricho e criatividade sua copa em casa será perfeita.
Mas por onde começar a planejar a festa?
Decoração
Vamos começar com a decoração. A Copa é uma mistura de evento esportivo, Carnaval e licença para patriotismo. Em nenhuma outra época o brasileiro mostra tanto seu amor pelas cores verde e amarelo quanto na Copa do Mundo. Para decorar sua casa use e abuse dessas cores.
Quarto
Sabe aquela colcha verde do Natal? Tire do armário e coloque na cama. Para compor o visual, basta comprar duas fronhas avulsas amarelas e deixar seu quarto no clima da Copa. Não tem uma colcha verde? Não tem problema. Use sua tradicional roupa de cama branca, compre duas fronhas verdes e faça uma composição com as amarelas. Pronto!
Banheiro
No banheiro você pode deixar toalhinhas de mão nas cores verde, amarelo, azul e branco. Elas são fáceis de encontrar e podem ser compradas avulsas. Além disso, deixar um sabonete amarelo ou verde para lavar as mãos vai deixar seu banheiro no mesmo visual da casa. Deixe também um cestinho com sal de frutas e analgésicos para os convidados se servirem, caso precisem.
Sala
Na sala, as opções são muitas. Opte por um xale verde ou amarelo (ou os dois) sobre o sofá. Compre capas amarelas e verdes e vista suas almofadas. Além de decorar a casa, você ainda vai protegê-las dos torcedores mais afoitos. Se você for prendada e souber costurar, pode fazer essas capas em casa mesmo.
Mesa
Na mesa você pode colocar um arranjo com folhas verdes, gérberas amarelas e margaridas. As flores naturais dão um toque acolhedor e vão mostrar aos convidados que você teve muito carinho com eles.
Não deixe de comprar guardanapos verdes e amarelos para intercalar com os brancos. São pequenos detalhes que vão se somando à decoração e deixando a casa com a cara do evento.
Faça pequenos broches e deixe num cestinho para os convidados pegarem ao entrar em casa. É simples e divertido. Basta comprar vários alfinetinhos e fitas finas nas cores amarelo, verde, branco e azul. Corte as fitas em pedacinhos de 2 cm e coloque no alfinete. Cada convidado pega o seu e prende na roupa. Faça sempre broches em número maior do que o de convidados esperados porque é muito comum alguém chegar trazendo companhia sem avisar.
Essas dicas são as mais contidas. Claro que vale colocar bandeira na janela, pendurar pompons, deixar bandanas, perucas, maquiagens e acessórios temáticos à disposição dos convidados. Quanto mais apetrechos, melhores as fotos ficam.
Louças
Existem várias opções de copos, pratos e talheres descartáveis para confraternizações informais. É mais prático, barato e seguro. Não precisa comprar o mais caro, procure por aqueles temáticos ou coloridos. O valor dos objetos está no uso que a gente faz deles, então a recomendação é oferecer uma louça bacaninha para seus convidados se sentirem especiais.
Bebidas
Em primeiro lugar: compre gelo para colocar num cooler ou isopor e coloque as latas de bebida dentro. Não existe nada melhor para gelar a bebida. Em dias festivos, o gelo e o entregador são os primeiros a sumir. Além disso, você não vai querer comprar e carregar um saco de gelo quase na hora do jogo só porque esqueceu de comprar antes. Deixe essa compra agendada com dias de antecedência para garantir a entrega.
Você pode optar por comprar as bebidas, dividir a conta ou até mesmo sugerir que cada convidado traga o que vai beber. Mas, se vai receber em casa, tem que garantir que gelo e bebida não faltem. Por isso, a recomendação é que tenha bebidas extras para suprir uma eventual falta.
Uma batida de milho e uma de coco sempre complementam o evento. São superbrasileiras e ainda podem ser servidas em jarras transparentes que mostrem as cores – adivinhem! – amarelo e branco.
Confira também: Como preparar um refrigerante caseiro saudável e igualmente saboroso.
Comidas
A ideia aqui não é perder tempo cozinhando, mas existem algumas comidas que são muito características desse tipo de evento: cachorro-quente, pipoca e pizza são tão titulares quanto Marcelo, Thiago Silva e Neymar. Não vai ter copa sem eles e pronto. Outras boas opções são: pão de queijo, amendoim e docinhos (estes também não podem faltar). Para saborear e ao mesmo tempo decorar: potinhos de vidro com M&M verde e amarelo.
Trilha sonora
Antes e depois dos jogos, assim como nos intervalos, vale tocar música para animar. Que tal surpreender com uma coletânea das músicas temáticas das copas? Veja algumas sugestões aqui.
Roupas
Não é preciso gastar uma fortuna comprando uniformes originais da seleção. Uma camiseta verde, amarela, azul ou branca customizada, acessórios da cor da pátria (para as mulheres, maquiagem também nessas cores) já fazem você entrar no clima.
Antes dos jogos e nos intervalos, que tal animar com piadas de futebol?
Por fim, o objetivo é mesmo se divertir. Se você não gosta de futebol, pelo menos pode aproveitar para ver os uniformes, conhecer os hinos, analisar os nomes. Futebol também é cultura. Para não ficar com cara de alienado, antes da festa dê uma olhada nas últimas notícias da Copa.
E lembre-se: se a casa fica uma bagunça depois de uma festa ou reunião é porque houve muita vida dentro dela. Mais vale um trabalho extra vindo de bons momentos com pessoas queridas do que uma casa imaculada.
Aproveite e divirta-se na Copa. É o Brasil rumo ao hexa!