Existem viagens para todos os gostos. Há quem goste de cidades históricas, praias, montanhas... Mas já pensou em visitar cidades, bairros ou ruas
Existem viagens para todos os gostos. Há quem goste de cidades históricas, praias, montanhas… Mas já pensou em visitar cidades, bairros ou ruas coloridas? Há milhares ao redor do mundo, e nós selecionamos 15 destinos para deixar o seu roteiro com tons mais alegres!
1. Chefchaouen, Marrocos
Situada no norte do Marrocos, a cidade de Chefchaouen foi fundada em 1471 e ganhou a tonalidade azul pelas mãos da comunidade judaica. Não se sabe com certeza a razão para a escolha da cor azul, mas a teoria mais aceita é que o azul representa o céu e, portanto, o paraíso.
2. Ilha de Burano
Localizada na Lagoa de Veneza, a ilha de Burano é cheia de cor por toda a parte. Dizem que antigos pescadores passavam muito tempo fora e, quando retornavam, não conseguiam enxergar suas casas por conta da névoa que encobria a paisagem. A solução foi pintar cada uma de uma cor para reconhecê-las de longe!
3. Bo-Kaap, África do Sul
O tradicional bairro da Cidade do Cabo foi declarado Patrimônio Nacional da África do Sul. Após o fim do apartheid, o regime de segregação racial que durou de 1948 a 1994, os moradores de Boo Kaap resolveram colorir suas casas para simbolizar a diversidade racial.
4. Rainbow Row, EUA
Localizado em Charleston, na Carolina do Sul, a Rainbow Row é uma rua que representa o maior conjunto de residências em estilo georgiano dos Estados Unidos, com o total de 13 casas históricas coloridas. O nome “Rainbow Row” (“Linha Colorida”) foi batizado após a restauração das casas em tons pasteis, nos anos 30 e 40. É uma atração turística popular e uma das partes mais fotografadas de Charleston.
5. La Boca, Argentina
Em Buenos Aires, a rua-museu chamada Caminito, no bairro La Boca, tem um grande valor cultural e turístico, e é palco de intervenções artísticas e cafés ao ar livre. Tudo, é claro, com muita cor ao redor!
6. Balat, Turquia
O bairro histórico de Istambul é tradicionalmente habitado por judeus e possui lojas de antiguidades e padarias que servem comidas típicas. Um convite perfeito para visitar o centro histórico colorido e se deliciar.
7. Rue Cremieux, França
Que a França é um lugar encantador todos sabem, e fica mais ainda com um toque especial da Rue Cremeux, uma das ruas residenciais mais bonitas de Paris. Com apenas um quarteirão, foi originalmente criada para abrigar trabalhadores. Atualmente, é um destino muito recomendado por suas casas coloridas e uma bela paisagem para fotos!
8. Neal’s Yard, Inglaterra
Um cantinho colorido e escondido em uma parte do bairro de Covent Garden, em Londres, é uma ótima escolha para frequentar bares, restaurantes e lojinhas – e ainda apreciar o local com plantas e obras de arte por toda parte!
9. Cracóvia, Polônia
O centro histórico de Cracóvia, na Polônia, foi reconstruído após a Segunda Guerra Mundial, mas ainda assim faz com que seus visitantes se sintam em outra época. O Stare Miasto, como é conhecido pela população local, possui construções antigas que abrigam uma infinidade de restaurantes tradicionais, lojas de souvenirs e terraços que ficam disputados em dias de sol!
10. Pelourinho, Brasil
O tradicional bairro de Salvador, na Bahia, tem o conjunto arquitetônico colonial barroco brasileiro preservado, e é palco de atividades culturais, atrações artísticas e musicais. Conta ainda com uma grande concentração de bares, museus, butiques, teatros, igrejas e monumentos de grande valor histórico. Um destino único para quem quer conhecer um pouco da história do Brasil e se divertir!
11. Keukenhof, Holanda
Já pensou em visitar um jardim multicolorido? Entre as cidades de Hillegom e Lisse, perto de Amsterdã, na Holanda, é possível encontrar o Keukenhof, o maior jardim de flores do mundo, com 7 milhões de tulipas, narcisos e jacintos. A melhor época para visitar o lugar é em meados de abril, dependendo do tempo.
12. Punda, Curaçao
O bairro de Punda, localizado no centro de Curaçao, é mais um lugar cheio de charmosas e históricas casinhas coloridas. Diz a lenda que foi o governador quem mandou pintá-las, pois tinha dores de cabeça ao ver do alto as casas brancas que reluziam à luz do sol.
13. Nyhavn, Dinamarca
Localizado no distrito portuário de Copenhague, as casas de Nyhavn foram construídas dos dois lados do canal, no século XVII, e abrigavam artistas dinamarqueses. Hoje, as residências foram transformadas em bares, restaurantes e cafeterias e mantém sua autenticidade na cor e arquitetura.
14. Valparaíso, Chile
Os becos, ladeiras, escadas e casas coloridas de Valparaíso são marca registrada no mundo inteiro. Uma das cidades mais culturais do mundo, hoje é mantida original com a ajuda de artistas de rua.
15. Guanajuato, México
Conhecida por ser a cidade mais colorida do México e pelo festival anual de arte, Guanajuato se tornou patrimônio histórico da humanidade. A melhor forma de apreciar a cidade e suas cores vibrantes é mesmo... a pé!