Como usar o ar-condicionado sem gastar muita energia

Descubra como usar o seu ar-condicionado sem gastar muita energia e não pase mais sufoco nos dias mais quentes!

Douglas Ferreira | 13 de Outubro de 2020 às 14:00

simpson33/iStock -

Usar o ar-condicionado nos dias mais quentes pode resultar num aumento enorme no preço da conta de energia. O ar-condicionado pode chegar a ser responsável por 70% ou mais do consumo total da energia doméstica em um mês muito quente.

Contudo, é possível usar o ar-condicionado sem impactar tanto as suas finanças. Confira abaixo as dicas de como usar o ar-condicionado sem gastar muita energia e não passe sufoco nos dias quentes!

Leia também: Como escolher o tipo de ar-condicionado ideal para o seu ambiente

Reduza as contas mais altas em dois passos

O primeiro é simplesmente reduzir o uso de energia. Depois, certifique-se de que os sistemas de climatização e iluminação estão funcionando de modo eficiente. Assim será possível reduzir as contas pela metade!

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

6 séries turcas que devem chegar à Netflix em 2025

Dormir num quarto fresco no meio de um calor escaldante é sempre um alívio. Mas não é possível manter essa temperatura o dia inteiro – principalmente pelos custos de refrigeração. Em vez disso, priorize e minimize a refrigeração para você tirar proveito dela em momentos essenciais. Você pode se surpreender quando se sentir mais confortável alguns graus a mais do que seu ideal.

Use o ar-condicionado de modo eficiente

1.  Ajuste a temperatura no termostato do ar-condicionado

A maioria das pessoas ajusta o ar-condicionado para uma temperatura interna constante de 21ºC e 22ºC ou menos. No entanto, várias pesquisas sugerem que você também se sentirá confortável até 26ºC. Se ajustar o termostato em torno de 25ºC, ainda desfrutará de uma temperatura confortável e constante, mas a um custo bastante reduzido.

Cada vez que você diminui a temperatura em até 1ºC, aumenta 10% a 15% o custo de funcionamento total.

2. Desligue o ar-condicionado no quarto

Se a temperatura é alta o suficiente para impedi-lo de dormir numa noite quente, é tentador ligar o ar-condicionado – e deixá-lo ligado. No entanto, uma vez que tenha pegado no sono, não perceberá um pequeno aumento da temperatura. Ajuste o timer para que o ar-condicionado desligue uma hora depois de você ter ido para a cama. Assim, refrigere o quarto por cerca de uma hora por noite, em vez de oito. Cortar o tempo de climatização representa uma economia de energia de 65% a 80%.

Agora que você já aprendeu como usar o ar-condicionado sem aumentar a sua conta de luz, coloque as dicas em prática e fuja do calor!

Leia também: Como refrescar o ambiente sem ar-condicionado? 9 dicas para espantar o calor

Compartilhe: