Para esclarecer suas dúvidas, perguntamos a Margaret Page, especialista em etiqueta de Toronto, como se comunicar na era digital da maneira correta.
O ano mudou mas algumas coisas permanecem iguais como, por exemplo, a dificuldade que algumas pessoas enfrentam na hora de se comunicar na era digital. Para esclarecer suas dúvidas, perguntamos a Margaret Page, especialista em etiqueta de Toronto, como se comunicar na era digital.
Mensagens de texto
As mensagens de texto são boas para comunicações rápidas e para a logística imediata.
E-mail
E-mail é melhor na vida profissional e no planejamento que envolva várias pessoas, principalmente quando é bom ter um registro da conversa.
Aprenda a escrever um e-mail profissional com 7 dicas
Telefonar ou falar pessoalmente
Telefonar ou falar pessoalmente é melhor quando há emoções envolvidas, ainda mais se forem negativas, para maximizar a probabilidade de uma comunicação clara.
Emoticons
Emoticons servem para ajudar a exprimir emoções em e-mails e mensagens de texto, mas tome cuidado: eles dão muita margem a interpretações erradas. Além disso, embora hoje já comecem a ser aceitos no mundo dos negócios, é melhor usá-los com parcimônia no trabalho para não correr o risco de parecer pouco profissional.
Postagens em mídias sociais
Pense outra vez. Adote o hábito de contar até dez antes de clicar em “enviar”, para ter uma oportunidade de reconsiderar.
Agora que você aprendeu como se comunicar melhor na era digital, descubra como abandonar os vícios de e-mail.