Receber uma visita em casa pode ser difícil, mas é possível ser uma ótima anfitriã; Conheça 7 dicas preciosas para um dia de visitas!
Redação | 9 de Outubro de 2018 às 09:00
Quantas vezes você recebe uma visita em casa? Seja para uma festa ou uma simples reunião, ser um bom anfitrião é uma questão importante. Conheça 7 dicas para ser conhecido como o melhor anfitrião entre seus amigos:
A maioria das pessoas acredita que o vinho seja mais barato do que as bebidas destiladas, mas na verdade será mais econômico servir coquetéis à base de destilados ou um ponche à base de vinho, em vez do vinho propriamente dito. Uma garrafa dá para seis taças, que servirão, no máximo, de três a cinco convidados. Experimente as seguintes opções:
Veja também: Entenda como harmonizar o vinho com a comida
Ainda que você seja abstêmio ou tenha de voltar para casa dirigindo, poderá sentir-se estimulado ou mesmo pressionado a beber. Peça ao anfitrião ou ao barman uma bebida sem álcool, como suco de tomate, refrigerante ou água tônica com gelo e limão. Se alguém perguntar, e você não quiser admitir, diga-lhe que está bebendo bloody mary, cuba-libre ou gim tônica. Talvez seja mais fácil inventar uma desculpa plausível como “estou tomando antibiótico” ou “são recomendações médicas”. Às vezes, é mais simples adotar uma fachada quando se está sendo pressionado. Mas é compreensível recusar bebidas alcoólicas, e, como você poderia salientar, é ilegal e perigoso beber e dirigir.
Se você estiver dando uma festa com um serviço externo de bufê, peça que a empresa liste, antecipadamente, os custos de todos os itens. Se a empresa planeja cobrar extra por acessórios como pratos, talheres e toalhas, use o valor fornecido como ponto de partida para comparar preços. Ligue para alguns fornecedores de festas, a fim de comparar preços de aluguel, ou, então, pergunte se o salão de festas ou o salão da igreja possui louça, copos e talheres que possam ser alugados a um preço razoável. Se seu orçamento for apertado, os amigos e vizinhos poderiam emprestar-lhe tudo aquilo de que precisa. A empresa pode reclamar, mas você está no comando. Se tiver hábito de dar festas e receber visita em casa frequentemente, talvez valha a pena investir nos itens principais. Pesquise na Internet ou busque ofertas de utensílios que possam entrar na máquina de lavar louças.
Evite constrangimentos para você e seus convidados, certificando-se de que todos os banheiros estejam limpos e guarnecidos com papel higiênico suficiente. Se você tiver qualquer dúvida quanto ao estado das canalizações de sua residência, providencie que elas sejam vistoriadas por um profissional antes do evento.
Com um grupo de idades mescladas, quebre o gelo, fazendo com que todos venham trajados com roupas da década em que nasceram. Para celebrar uma mistura de pessoas de diferentes origens, e para evitar que você tenha de preparar toda a comida, peça a cada pessoa ou casal que traga seu prato favorito. Pode ser um prato típico de sua infância ou origem cultural, se desejarem. Procure descobrir antecipadamente o que cada um trará, de modo que possa combinar as bebidas e adicionar alguns itens, se necessário. Depois, relaxe e aproveite a festa.
Quando você recebe uma visita em casa e quer ser notado, há uma tendência natural para o exagero. Como você deseja que todos os pratos sejam perfeitos, provavelmente vai estourar seu orçamento e depois ficar enlouquecido. A solução é simples. Faça com que o prato principal seja a estrela da festa e canalize seu esforço e suas economias para tal. Se as outras etapas da refeição são simples – mas preparadas com ingredientes frescos e saborosos –, elas destacarão o seu prato espetacular em vez de competir com ele. Como resultado, você receberá mais cumprimentos ainda.
Esteja pronto para lidar com um convidado que bebeu demais. Ofereça um copo d’água, e, se a pessoa começar a gritar, discutir ou vomitar, encontre um local reservado para ela. Deixe-a deitada enquanto chama um táxi. Dê ao taxista o endereço para onde seguir e, em hipótese alguma, deixe que a pessoa volte para casa dirigindo. Ter alguns amigos sóbrios e prestativos por perto será providencial em situações como esta; peça a alguém que acompanhe a pessoa até sua casa. Ligue no dia seguinte para saber se está tudo bem.