O fogão é um grande acumulador de restos de comida e gordura, podendo causar problemas em seu funcionamento. Veja como limpar o forno e fazer alguns reparos
Thaís Garcez | 26 de Junho de 2020 às 16:00
Cozinhar faz sujeira, e os aparelhos sofrerão com derramamentos, esbarrões e efeitos do calor. Eles se valem de circuitos elétricos de alta tensão, gás inflamável ou perigosas micro-ondas, e você deve evitar ir longe nos consertos. Portanto, chame um técnico se tiver dúvidas. Mas a boa notícia é que você mesmo pode manter seu equipamento com uma ótima aparência e em bom funcionamento. Saiba como limpar o forno, ajustá-lo e manter o seu fogão funcionando perfeitamente com as dicas a seguir.
Limpe o forno! Um forno sujo distribuirá o calor de forma menos igual. Assim, comece fazendo uma boa limpeza. Mas, atenção! Não use produtos químicos nas resistências, ventoinhas ou bicos de gás.
Identifique a fonte e normalize o fluxo. O fogo a gás deve ser sempre azul. Uma chama laranja indica a queima incompleta do gás, e é perigosa porque resulta na liberação de monóxido de carbono, um gás venenoso.
Deixe-o esfriar antes de recomeçar. Fornos elétricos têm dispositivos internos que cortam a alimentação das resistências se ele superaquece. Desplugue-o da tomada e espere até que tenha esfriado antes de religá-lo. Se não funcionar, chame um técnico.
Termômetro de forno
Quando você ajusta o forno para 200 graus, é improvável que ele aqueça uniformemente até esta temperatura. A maioria dos fornos tem partes mais frias e mais quentes, e conhecê-las tornará mais fácil cozinhar. Use um termômetro barato para comparar a temperatura real de diferentes partes do forno com a definida no seletor. Faça um mapa simples do forno para consultar no futuro.
Torne a limpeza menos dolorosa. Limpar um forno é uma tarefa desanimadora, mas é possível reduzir o esforço necessário para fazer um bom trabalho.
As prateleiras de metal do forno podem ser lavadas no lava-louças. Use um programa intenso com o detergente normal do seu lava-louças. Outra opção é cobrir as prateleiras com um gel ou pasta convencional para limpeza de fornos e colocá-las num saco plástico grande, como um de lixo, por algumas horas para manter o produto úmido e ativo. Esfregue com água quente. Se você não tiver um limpador convencional, uma solução concentrada de sabão líquido ecológico para roupas pode ser útil.
Um método mais tradicional e suave é combinar bicarbonato de sódio e vinagre. Primeiro, passe água no forno frio e, com um pano velho, aplique uma camada grossa de bicarbonato de sódio sobre todas as superfícies, exceto aquecedores elétricos. Deixe descansar por quatro horas.
Depois, borrife vinagre branco sobre a pasta e espere que ele borbulhe e penetre na sujeira por mais algumas horas antes de arear o forno com a parte áspera (que não seja de metal) de uma esponja. Enxágue com água quente para finalizar. Limpe a porta da mesma forma. Dê um brilho na janela borrifando vinagre puro antes de esfregar com a parte macia de uma esponja úmida. Veja essas outras dicas para desengordurar e limpar a superfície do fogão.
Atenção! Desligue os aparelhos da tomada antes de tentar fazer qualquer conserto. Jamais tente desconectar um equipamento a gás ou mexer na tubulação. Se não tiver o treinamento necessário, deixe que o técnico faça a troca do botijão na hora da entrega.