Descubra como fazer um sorvete caseiro delicioso e saudável de amora e outras frutas!
As amoras são raramente encontradas em sorvetes industrializados, o que nos faz ter mais uma razão para aproveitá-las em sobremesas geladas feitas em casa. Este sorvete caseiro cremoso à base de baunilha fica mais leve com o uso de iogurte natural de consistência firme e ganha sabor e cor especiais com a adição de laranja e creme de amora.
Confira a seguir a receita que serve 4 pessoas. O tempo de preparo é 35 minutos, mais o tempo para esfriar e gelar.
Ingredientes
- 300 ml de leite integral
- raspas de 1 laranja
- 1 ovo grande
- 2 gemas grandes
- 55 g de açúcar refinado
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 colher de chá de essência de baunilha (pode ser substituída por 1 colher de chá de canela em pó)
- 250 g de iogurte natural de consistência firme
- 125 g de amoras para decorar
Creme de amora:
- 115 g de amoras
- 30 g de açúcar refinado
Modo de preparo
1.
Aqueça o leite com as raspas de laranja numa panela de fundo grosso até começar a ferver. Enquanto isso, coloque o ovo, as gemas, o açúcar, o amido de milho e a essência de baunilha numa tigela e misture tudo até ficar bem cremoso e com uma tonalidade clara.
2.
Acrescente o leite quente à mistura de ovos e mexa bem. Leve a mistura de volta à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Não deixe o creme ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.
3.
Quando o creme estiver frio, acrescente o iogurte e misture bem. Coloque a mistura numa máquina de fazer sorvete e proceda de acordo com as instruções do fabricante até a mistura ficar grossa e cremosa.
4.
Se você não tiver uma máquina de fazer sorvete, despeje a mistura
num recipiente próprio para ser levado ao freezer e congele por 2 horas ou até começar a ficar mais sólido nas bordas. Transfira para uma tigela e bata bem com um batedor manual ou elétrico para eliminar os cristais de gelo. Ponha de volta no recipiente e congele por mais 1 1⁄2 hora.
5.
Enquanto isso, faça o creme de amora. Coloque as amoras numa panela com o açúcar e 1 colher de sopa de água. Aqueça até as amoras até ficarem macias e soltarem seu suco. Deixe levantar fervura e mantenha borbulhando por 1 a 2 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Pressione as amoras contra uma peneira de nylon para fazer um purê homogêneo.
6.
Se tiver usado a máquina de fazer sorvete, transfira o sorvete de iogurte para um recipiente plástico. Em seguida acrescente e misture devagar o creme de amora, a fim de conferir um efeito marmorizado. Se tiver usado um recipiente plástico e colocado no freezer para congelar, despeje o iogurte numa tigela e bata até ficar mais mole. Misture o creme de amora e leve de volta ao recipiente. Congele por mais 3 horas ou por uma noite, até ficar bem firme. (O sorvete caseiro pode permanecer fechado no freezer por até 3 meses.)
7.
Cerca de 45 minutos antes de servir, retire o sorvete de iogurte do freezer para que fique mais mole. Sirva-o em taças e enfeite com amoras.
Dicas e sugestões
- Você também pode fazer um sorvete caseiro de framboesa. Para isso, use framboesas frescas em vez de amoras.
- Para fazer um sorvete caseiro de morango, prepare o creme de ovos como na receita principal, mas dispense a essência de baunilha. Deixe esfriar e adicione o iogurte. Cozinhe devagar 500 g de morangos com o suco de 1/2 limão-siciliano e 55 g de açúcar refinado até ficar bem macio. Espere esfriar e passe a pasta de morango por uma peneira. Bata o creme de morango com o creme de ovos e a mistura de iogurte até tudo se fundir por completo. Leve para gelar como na receita principal.