A cama perfeita possui alguns aspectos que oferecem melhor qualidade de sono para você. Entenda quais são as principais características e escolha a melhor!
Um ambiente adequado para o sono oferece uma grande possibilidade de melhorar a sua qualidade de vida. O quarto, a cama, o colchão e outros elementos são essenciais para garantir que a sua noite será tranquila e saudável. Por isso, escolher a cama perfeita para você e a sua família é de grande importância para garantir a saúde de todos.
O estrado, o colchão, o tipo de preenchimento do colchão e vários outros fatores podem influenciar diretamente na sua coluna. Alguns colchões ortopédicos são recomendados para pessoas que têm escoliose, por exemplo. Afinal, o material de que é feito o colchão pode determinar os impactos a longo prazo no corpo.
A cama perfeita também deve oferecer um clima agradável para colaborar com o sono. A temperatura deve estar entre 28ºC e 32ºC, dependendo da estação do ano. A cama não deve armazenar o calor por completo, ou a temperatura do corpo subirá demais. É preciso que o calor excedente seja desviado e o suor produzido durante a noite possa evaporar. Isso dependerá do material utilizado tanto no colchão quanto na roupa de cama.
Abaixo separamos algumas dicas para que você encontre a cama perfeita:
1. Tamanho é documento
A cama deve ter, no mínimo, 1 m de largura e ser 20 cm mais comprida que seu corpo. Sem essas medidas, você provavelmente dormirá em posições nada confortáveis para o seu corpo. Como resultado, provavelmente sua coluna e outras partes do corpo reagirão da pior forma possível.
2. A cama perfeita tem a sua cara
Ela tem que combinar com você. Para isso, consulte uma loja especializada e não deixe de testar o produto, deitando-se no modelo recomendado antes de comprar. Não tenha vergonha: deite, pule, role. O importante é sair da loja com o produto perfeito para você!
3. Acerte no tipo de mola
O colchão e o estrado compõem o conjunto, por isso devem ser ajustados um ao outro. Existem colchões de mola e de espuma, com densidades duras ou macias.
- Colchões de mola: as molas oferecem maior durabilidade aos colchões, já que levam mais tempo para se desgastar. Existem alguns tipos de molas no mercado, entre as mais conhecidas estão os tipos Bonnel e pocket. Os colchões com molas Bonnel têm menos molas, mas oferecem desconforto em camas de casal, porque todas as molas sentem a movimentação. Molas pocket eliminam esse problema, já que são molas revestidas individualmente e que evitam o efeito gangorra gerado pelas molas Bonnel. Por isso são, geralmente, os tipos mais procurados.
- Colchões de espuma: o aspecto mais importante a ser levado em conta na escolha do colchão de espuma é a densidade. Ela é medida levando em consideração o peso e a altura do usuário. Veja a tabela abaixo com os tipos de densidade ideais para cada peso/altura (* significa a densidade que oferece maior conforto):
Tipos de densidade ideais para cada peso/altura (Reprodução/Internet)
4. Para a cama perfeita, o estrado perfeito
O material do estrado não deve ser nem muito duro, nem flexível demais, e deve ser capaz de manter-se inalterado, sob peso contínuo. Os materiais adequados são os tipos estáveis em ripas, que devem ter entre 2 e 4cm de distância entre elas. Existem também alguns tipos de estrado metálicos, mais fáceis de limpar e duráveis. Preste atenção também no tipo de estrado, que deve ser escolhido de acordo com o colchão que você tem. Colchões de molas pedem estrados com ripas fixas; já os colchões de espuma podem ser utilizados com estrados feitos com ripas articuladas.
5. Limpeza é tudo
O forro do colchão deve ser lavável. Assim, você poderá limpar e evitar acúmulo de micro-organismos maléficos à sua saúde.
6. A qualidade do colchão é importante
O colchão deve ser feito de espuma de qualidade, preferencialmente antialérgica e antiácaro. Além disso, os colchões devem permitir a circulação do ar e ter a propriedade de desviar calor e umidade.
7. Atenção na validade do colchão
Nenhum colchão dura para sempre. Fique atento aos primeiros sinais de que ele deve ser trocado, como a firmeza ou o preenchimento. Se você notar, por exemplo, que a marca do seu corpo demora para sumir, procure outro modelo imediatamente. Colchões de espuma, geralmente, devem ser trocados em no máximo 5 anos, e os de mola, em 10. Não passe seu colchão adiante e nunca compre colchões usados!