Aprenda como ensinar uma a criança a usar o vaso sanitário de forma fácil e descomplicada.
Aos dois anos a criança já pode ficar sem fralda durante o dia. Aos três começa a ser retirada a da noite. Pode levar algum tempo para ensinar os pequenos, mas seja paciente e fique tranquilo: eles acabam chegando lá. Confira como ensinar uma criança a usar o vaso sanitário a seguir:
1. Compre um penico grande e confortável com antecedência
Deixe-o no banheiro, quando o dia de usá-lo chegar, a criança já estará acostumada a vê–lo.
2. Escolha o momento certo
Quando seu filho entender comandos básicos e exercitar algum controle da bexiga, ficando seco por algumas horas – em geral aos dois anos –, você pode começar. Não espere tão cedo que a criança fique seca durante a noite. Evite começar em momentos de estresse, como mudanças de casa.
3. Faça-o se familiarizar com o penico
Depois que você der ao seu filho comida ou bebida, coloque-o no penico. Se nada acontecer, não se preocupe, mas elogie se ele fizer algo.
4. Descontinue o uso de fraldas
Quando o penico se tornar parte da rotina, deixe seu filho sem fralda. Escolha um momento em que você possa estar em casa, ou no quintal. Use fraldas de treinamento em vez de fraldas regulares e coloque seu filho no penico de hora em hora. Sempre elogie o êxito; mas não o repreenda por não ter conseguido.
Na fase de retirada da fralda noturna, aos três anos, acostume-o a usar o vaso sanitário antes de ir para a cama. Recomenda-se levar a criança ao banheiro pelo menos duas vezes por noite, nas primeiras noites dessa nova fase.
5. Marque os triunfos
Faça uma tabela e cole estrelas douradas quando o penico for usado.
6. Use livros
Um livro com uma história divertida com ilustrações ajuda as crianças a entender o que está envolvido. Há também imagens apropriadas para crianças grátis on-line para facilitar o entendimento delas.
7. Dê mais um passo
Quando seu filho já dominar o controle de ir ao banheiro, coloque um banquinho e um assento de encaixe no vaso sanitário. Ensine a forma correta de se limpar (com meninas, ensine a limpar da frente para trás) e a lavagem completa das mãos. Quando você perceber os pequenos estarão pedindo para ir ao banheiro.