Manter a casa sempre limpa e arrumada não é tão complicado. A palavra mágica é organização. Quem planeja as tarefas diárias, semanais e ocasionais – e
Thaís Garcez | 2 de Maio de 2020 às 19:00
Manter a casa sempre limpa e arrumada não é tão complicado. A palavra mágica é organização. Quem planeja as tarefas diárias, semanais e ocasionais – e cumpre esse planejamento com disciplina – poupa tempo e energia.
Antes de dar início à faxina, é importante certificar-se de que todos os produtos e aparelhos de limpeza estejam disponíveis. Porém, não há necessidade de muitos produtos químicos especiais para a limpeza, nem mesmo para a faxina geral. Basta um produto para limpeza geral, vinagre, limão e um ou outro lustra-móveis. Em seguida, planeje bastante tempo para a faxina. Como você pode suar ou eventualmente se sujar durante a faxina, é melhor usar roupas velhas e confortáveis. Além disso, é recomendável o uso de sapatos antiderrapantes e luvas.
Para uma faxina planejada, deve-se ter em mente estas três regras:
Ou seja, comece pelas teias de aranha no teto, depois tire o pó, limpe as prateleiras e estantes, depois madeira, vidro e assim por diante. Por fim, limpe o chão. Trabalhe sempre do canto mais extremo em direção à porta. Destros limpam melhor da direita para a esquerda, e canhotos, da esquerda para a direita.
Em geral, as tarefas diárias podem ser liquidadas num piscar de olhos. Além do mais, é mais fácil manter limpa uma casa organizada.
Se a limpeza semanal também for cumprida, o trabalho da grande faxina será menor.
Para não perder de vista aquelas tarefas que só precisam ser cumpridas de vez em quando, é recomendável fazer um planejamento de faxina. Assim, é possível se lembrar de tudo e nenhuma área deixa de ser limpa.
Limpe um cômodo por dia, como o quarto, por exemplo, e no dia seguinte o banheiro, e assim por diante.