Está convencido de que o hamster é o bichinho ideal para você mas está com dúvidas de como cuidar de um hamster? Confira nosso post!
Redação | 20 de Julho de 2018 às 20:00
Os hamsters são animais que participam da vida familiar, não custam caro, são baratos para alimentar, ocupam pouco espaço e são fáceis de lidar – assim, mesmo as crianças podem cuidar deles. Os hamsters são noturnos e dormem durante o dia, mas ficam felizes em brincar quando os pequenos chegam da escola.
Entretanto, é importante saber que a expectativa de vida do hamster é pequena – em geral de um ano e meio a dois anos – assim, querendo ou não, você terá de ajudar seus filhos a enfrentarem a experiência da perda.
Na hora de comprar pense no tamanho do hamster que você quer. Os hamsters anões Campbell ou hamsters anões russos, por exemplo, atingem de 7.5 a 10 cm de comprimento, enquanto os hamsters-sírios atingem de 13 a 18 cm. Há ainda outras duas opções interessantes: os hamsters-chineses que chegam a ter de 8,5 a 13 cm de comprimento quando adultos e os hamsters Roborovski que mal atingem os 6 cm de comprimento quando adultos.
A cor também varia dependendo da espécie do hamster. Os anões Campbell são, geralmente, de um tom marrom acinzentado com uma listra preta; os hamsters-sírios, em sua maioria, são dourados, mas podem apresentar outras cores; os hamsters-chineses são marrom-escuros, com a barriga mais clarinha; os hamsters Roborovski tem um tom de areia amarronzada e a barriga branca.
Seu novo hamster deve ter de quatro a oito semanas, olhos espertos, dentes saudáveis e orelhas em pé. Ele não deve morder ao ser segurado, nem demonstrar qualquer sinal de ferimento. Procure também um hamster que não se assuste facilmente ao tentar ser segurado. E lembre-se de só tentar segurar o hamster em cima de uma superfície sólida, para caso ele se assuste e pule.
Agora que você decidiu ter um hamster em casa e já tem seu mais novo amiguinho, confira as 4 dicas a seguir para saber como cuidar de um hamster! E se você tem outros amigos peludos, veja também outras 12 dicas para deixá-los mais felizes.
Os hamsters precisam de muito exercício; assim, escolha uma gaiola grande de no mínimo 60 cm por 40 cm. Uma outra boa opção é usar uma caixa de areia com uma tampa de arame que proporcionará uma boa ventilação. Contudo, independente da sua escolha é preciso ficar atento para que o lar do seu bichinho não fique exposto diretamente à luz solar, já que o hamster pode ficar sujeito à insolação. É recomendável também mantê-lo em um local silencioso longe de outros animais para reduzir o estresse.
Para preparar um ambiente confortável espalhe uma camada espessa de serragem na base da gaiola e coloque uma boa quantidade de material que lhe sirva de cama – tiras de papel de seda parecem ser o material mais seguro (até mesmo papel higiênico sem cheiro pode ser usado). Não utilize jornais velhos, uma vez que a tinta pode ser venenosa para um hamster. É bom evitar também utilizar algodão pois ele é indigerível e pedaços podem se enrolar nas extremidades do hamster impedindo a circulação levando-o a óbito.
Os hamsters são onívoros, ou seja, comem tanto matéria animal quanto vegetal, assim precisam de sementes, frutas frescas, vegetais e proteína animal. Certifique-se de que você selecionou uma mistura para hamsters que inclui amendoim e sementes, além de rações para roedores, que contêm proteína animal.
Uma informação muito importante que todo dono de hamster precisa saber é: os hamster são acumuladores. Sendo assim, caso você encontre algum estoque secreto de comida, não remova do lugar pois pode causar estresse no animal. Caso a comida esteja velha, remova e substitua por uma comida fresca, colocando no mesmo lugar onde encontrou.
Evite colocar a comida em tigelas de plástico e dê preferência as de metal, pois a maior parte dos hamsters podem acabar comendo a vasilha de plástico.
Os hamsters necessitam de água, mas os recipientes costumam ficar sujos bem rápido. A melhor solução é uma garrafa de água fixada à gaiola, de modo que o local fique ao alcance do hamster. Tente trocar a água diariamente a fim de mantê-la sempre fresca.
Para limpar a gaiola basta usar um detergente neutro diluído em água. Os hamsters não cheiram mal se você mantiver suas gaiolas limpas. Eles costumam urinar na mesma área, assim você deve limpá-la e trocar a serragem ensopada de dois em dois dias. Uma vez por semana, limpe toda a gaiola. Jogue fora a serragem e a comida velhas, além de lavar bem e secar a base da gaiola. Se necessário, coloque serragem nova e um material novo para servir de cama. Depois, lave a garrafa de água e encha-a novamente.
Para acabar com o tédio do seu roedor confira essas dicas:
O melhor é levá-lo de vez em quando para brincar na grama, ao ar livre, em um cercado de arame. Ele vai se sentir como se estivesse no campo.
Hamsters gostam de rodas de exercício, onde ficam horas girando. Eles são excelentes alpinistas também: gostam de balanços, escadas, redes…
Use tubos de papelão ou garrafas plásticas. Também é possível fazer túneis para seu bichinho se enfiar.
(pedra-pomes, toquinho de madeira) para que não roa tudo o que encontrar. Para a saúde e o bem-estar do bicho, há guloseimas mastigáveis que você pode comprar para ajudá-lo a desgastar os dentes.