Confira as dicas da Dra. Katrina Warren e veja como elas ajudarão você a manter o seu pet com excelente aparência.
Redação | 1 de Dezembro de 2020 às 01:02
Não faz muito tempo, nossos cães e gatos ficavam principalmente ao ar livre, e não importava muito se estivessem meio sujos. Agora, no entanto, eles têm estado mais dentro de casa, muitas vezes em apartamentos e espaços pequenos. Ainda bem que, com as novas opções de alimentação, tratamento médico e cuidados de higiene e beleza, nossos animais estão mais limpos e saudáveis do que nunca. Estas dicas ajudarão a manter seu bichinho com excelente aparência.
A pelagem tem grande importância nas necessidades de higiene dos cães. Em geral, as raças de pelagem curta e lisa, como os whippets ou buldogues franceses, não perdem muito pelo. Outras raças, como o poodle e o bichon frisé, praticamente não perdem nenhum. No entanto, esses cães exigem escovação e tosa profissionais a fim de manter a pelagem, porque os pelos não param de crescer.
Os gatos são naturalmente muito limpos; em geral, eles mesmos se cuidam, e é raro precisarem de banho. O comprimento da pelagem influencia o efeito da queda de pelos na casa e a necessidade de escovação. Se está pensando em ter um gato, é preciso ser realista quanto ao tempo de que você dispõe para cuidar dele.
Algumas raças, como a Devon rex, praticamente não têm pelagem, soltam poucos pelos e mal precisam de cuidados, enquanto outras de pelagem longa, como persa ou ragdoll, exigem escovação pelo menos dia sim, dia não. Os gatos podem ser cuidados por profissionais, o que pode ser útil caso ele não goste de ser manuseado e escovado.
Os cães não precisam tomar banho com frequência; em geral, só quando estão sujos. O cão saudável que more dentro de casa e não nade nem role na lama só vai precisar de banho uma vez por mês. Alguns donos acreditam erradamente que seu cachorro precisa de banho semanal, mas isso não é necessário.
Os salões de banho e tosa, as lojas especializadas, os tratadores que vão em casa e os veterinários oferecem vários serviços que ajudam a atender às necessidades de higiene e beleza de seu animal. Os serviços vão de escovação, banho e tosa a limpeza dos ouvidos e corte de unhas ou garras. Sua decisão de usar auxílio profissional vai depender do tipo de animal, de seu tempo livre e de quanto dinheiro você está disposto a gastar.
Leia também: 12 dicas para refrescar seu pet no calor
Existem shampoos, condicionadores e outros produtos adequados a várias condições, como pele sensível ou pelagem que embaraça, disponíveis em várias faixas de preço. Do mesmo modo, há muitos produtos novos excelentes para controlar pulgas e carrapatos, de aplicações tópicas a comprimidos mastigáveis, que tornam a vida mais fácil e confortável para animais e tutores.
1. A pelagem saudável deve ser macia e relativamente lisa, não gordurosa, suja nem fedorenta.
2. Se a pelagem estiver seca, quebradiça, com falhas, pelos soltos e odores, ela não está saudável.
3. A boa alimentação é essencial para a pelagem saudável.
4. Cães de subpelagem espessa precisam ser escovados com frequência para evitar nós e emaranhados.
5. Não banhe demais o animal para não ressecar sua pele.
A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, dos Estados Unidos.