Você almeja crescer na carreira mas está com dificuldade de saber por onde começar? Veja dicas que irão ajudá-lo a conquistar o sonhado avanço profissional.
Redação | 11 de Julho de 2018 às 16:00
Sucesso profissional – este é um desejo de todo mundo. E o primeiro passo para conquistá-lo é ter um plano de carreira. Mas não estamos falando dos planos de carreira das grandes corporações, e sim do SEU plano de carreira.
Elaborar um plano de carreira vai além de simplesmente sonhar com o sucesso. É fundamental que você saiba por onde seguir e onde quer chegar, ou seja, é preciso definir objetivos claros e estratégias para alcançá-los.
Separamos abaixo algumas estratégias que podem ajudá-lo a crescer na carreira e a se autopromover no trabalho. São dicas úteis para se manter no rumo certo e maximizar as suas chances de crescimento profissional.
Esta é a base sobre a qual todas as outras estratégias se apoiarão, mas é preciso encarar que ser apenas um bom funcionário não é suficiente para garantir aquela sonhada promoção.
Identificar-se com os valores da empresa é uma boa maneira de se manter motivado e com boa produtividade. Se não houver essa identificação, pense em buscar outro emprego – o plano de carreira ideal é trabalhar em algo que o faça feliz e não fira suas convicções.
Essa é a palavrinha da moda no mundo corporativo. Fazer networking nada mais é do que fazer contatos. E você deve fazê-lo não só fora da empresa como dentro também: uma boa rede de relacionamentos profissionais é a chave para promoções e mudanças de emprego. Uma boa forma de começar pode ser criar um perfil no Linkedin. Veja também o nosso post de como criar um currículo na rede social Linkedin.
Oferecer novas soluções para problemas ou sugerir ideias para aumentar a produtividade é uma boa estratégia para se destacar. Muitas vezes a solução de um problema está diante dos nossos olhos e não a enxergamos apenas porque tendemos a automatizar as rotinas de trabalho. Fuja disso.
Leia também: Como aprender outros idiomas no dia a dia
Existem também algumas regras de ouro que podem ajudá-lo a se destacar na carreira e conseguir aquela promoção na qual você está de olho. Confira!
Boa parte das suas habilidades profissionais foram desenvolvidas a partir de estudo com professores qualificados. Então, por que não recorrer a profissionais mais experientes para aprender com eles as habilidades necessárias para crescer na carreira? Há empresas que possuem programas formais de coaching, mas você não depende disso para conseguir um mentor: observe quem poderia ser um bom mentor para você. Aproxime-se demonstrando interesse em algum projeto dele e ofereça ajuda. Pergunte se ele pode ajudá-lo a adquirir mais experiência. Se sua abordagem for simpática – e não intrometida –, há boas chances de essa parceria render bons frutos.
Se você se mantiver focado no trabalho, pode detectar alguma área suscetível a ter problemas no futuro. Sugira soluções inovadoras para eliminar o risco de forma definitiva. Mas evite criticar o modelo atual; em vez disso, ofereça soluções práticas e construtivas e, se for conveniente, tempo para implementá-las. Seu interesse e compromisso serão notados e deverão ajudá-lo a crescer na carreira.
Nos escritórios, cerca de 80% das tarefas envolvem o uso diário de computador. Tente aprender a utilizar todos os softwares usados em sua área de atuação e mantenha-se atualizado também em relação a equipamentos e sites na Internet. Pessoas mais bem informadas e dispostas a aprender novas tecnologias tendem a crescer na carreira mais rápido do que aquelas que demonstram resistência aos novos conhecimentos.
Ser pontual é uma qualidade tanto na hora em que se faz uma entrevista de emprego como na rotina de trabalho de qualquer funcionário. Mas se você trabalha sistematicamente o tempo mínimo possível, usa todos os minutos do intervalo para o almoço e sempre bate o ponto na hora exata em que o expediente termina sem se importar se os prazos estão apertados, está mandando uma mensagem clara de que o trabalho não vem em primeiro lugar para você. E isso não vai ajudá-lo a crescer na carreira. Bons gerentes não esperam que você se torne um escravo da empresa, mas valorizam os funcionários que se dispõem a ajustar seu horário para cumprir as tarefas e com quem possam contar em momentos de crise. Mostre-se flexível e confiável e seu tempo livre virá normalmente.
Aqueles que se preocupam demais em parecer superiores ignoram um dos mais importantes canais de comunicação: o pessoal de apoio. Saia na frente da concorrência sendo amigável, prestativo e respeitoso com todos na empresa – independentemente de sua posição hierárquica. Para crescer na carreira, você precisa tanto de fontes formais como de informais. E fique certo de que parar para perguntar sobre as novidades para a recepcionista pode render informações bastante interessantes e úteis.