A escrita à mão, expressiva e fluida, em tinta preta ou colorida dá estilo e distinção para cartões e convites. O mercado de trabalho é amplo, desde A caligrafia pode ser uma fonte de renda extra ou um hobby relaxante. Muitas pessoas já começaram a praticar e expor seus trabalhos. Veja como começar.
A escrita à mão, expressiva e fluida, em tinta preta ou colorida dá estilo e distinção para cartões e convites. O mercado de trabalho é amplo, desde grandes convites a livros e materiais publicitários. A caligrafia pode ser, comprovadamente, uma fonte de renda extra. Além disso, um hobby para as horas livres. Vamos começar?
Seu espaço de trabalho
Escolha uma superfície inclinada para trabalhar, como uma prancha ou um livro grosso. Com a mão livre, segure a folha de papel na qual escreverá, para evitar erros e borrões. Se o seu local de trabalho for em casa, encontre um lugar tranquilo para não perder o foco. Ou então, monte o seu próprio home office; é mais fácil do que parece.
Papel e tinta
Para os melhores resultados, use papel de pelo menos 90 g e tintas coloridas à base de água; todo o material deve ser próprio para caligrafia. Não economize na quantidade. Dica de profissional: tinta sépia sobre papel creme dará um aspecto histórico; tinta preta ou tinta azul sobre papel branco são clássicas e formais.
Encontrando um padrão
Selecione e baixe um dos alfabetos de caligrafia gratuitos que existem on-line. Escolha um alfabeto inclinado para a frente ou com traços retos para cima e para baixo. Mas, não misture estilos, ou você perderá a harmonia essencial que distingue a caligrafia da escrita à mão individualizada. A uniformidade de tamanho e estilo é mais importante que floreios extravagantes. Por isso, pratique a cópia das letras repetidamente até estar confiante para começar a escrever à mão livre e criar sua própria obra.
Canetas
Uma caneta-tinteiro com um conjunto completo de penas é a escolha de profissionais. Porém, canetas próprias para caligrafia são opções menos complicadas para os iniciantes. Faça rabiscos com suas canetas para se familiarizar com as penas antes de começar a trabalhar.
-
Uma pena larga e plana cria as linhas grossas e finas distintivas da caligrafia: grossas quando ela se move para baixo, e finas quando escreve transversalmente na página.
-
O ângulo da pena deve sempre ser o mesmo, em geral apontando em diagonal para a esquerda, para longe de você. Use uma pressão leve e conduza a pena sobre o papel – não a empurre nem a apoie com muita força.
-
Aperfeiçoe os traços individuais que se transformam em letras completas. Pratique traçando linhas perfeitamente regulares e paralelas em todas as direções, depois se baseie nelas para acrescentar as curvas.
-
Alguns padrões fragmentam os traços que formam as letras. Desenhe linhas de orientação para ajudá-lo a manter as letras regulares e não tente escrever todas as letras de uma só vez. Um f, por exemplo, pode ser mais facilmente desenhado por partes.
Como dizem os sábios: a prática leva a perfeição! Então, sempre que tiver um tempo livre, faça repetidas vezes os desenhos da caligrafia. Quanto mais você treinar, mais fácil irá ficar. E quando o dinheiro começar a entrar, saiba como fazê-lo render cada vez mais.